26 de agosto de 2026 às 16:48

Realizada nesta quarta-feira, 26/08, no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), reuniu alunos, familiares, professores, autoridades e a comunidade para celebrar a conclusão de uma importante etapa na formação cidadã de crianças da rede pública e particular de ensino.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Prudentópolis com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).
O PROERD é reconhecido em todo o país por promover a união entre Polícia Militar, escola e família, na construção de ambientes mais seguros e preparados para o desenvolvimento responsável de crianças e adolescentes.
Durante as aulas, os estudantes aprendem, de forma dinâmica e participativa, a identificar situações de risco, tomar decisões responsáveis, controlar emoções, resistir às pressões negativas, resolver conflitos de maneira pacífica, desenvolver a autoestima e fortalecer valores como respeito, responsabilidade, honestidade, empatia e cidadania.
Mais do que ensinar a dizer "não" às drogas, o PROERD incentiva cada criança a acreditar em seu potencial, compreender as consequências de suas escolhas e assumir um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e livre da violência.
Participaram os estudantes do 1º e do 5º ano, representando 15 instituições de ensino do município. Os alunos participaram de 10 lições, conduzidas pelo instrutor policial militar, desenvolvendo conhecimentos e habilidades que vão muito além da prevenção às drogas e à violência.
Um dos momentos mais aguardados da cerimônia foi a premiação das redações produzidas pelos alunos durante o programa:
Receberam destaque as seguintes redações:
• Escola Municipal Coronel José Durski: Lara Koupak Costa (5º A) e Ana Cecília Bertelli (5º B);
• Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes: Lorena Bobato (5º A) e Isadora Matuchenez (5º B);
• Escola Municipal do Campo Frederico Bobato: Ketlyn Hayane Bueno Galvão;
• Escola Municipal Rose Valderez Boiko: Davi Miguel Terlhuk (5º A) e Isabely Ferreira (5º B);
• Escola Municipal do Campo Rosa Ogg: Heluisa Novosad;
• Escola Municipal do Campo Linha Esperança: Crislaine Letícia Zdebski(5º A) e Ana Luiza Harmatiuk (5º B);
• Escola Municipal do Campo Jesuíno Marcondes: Flavia Litvin (5º A) e Ana Rafaela Muzeka (5º B);
• Escola Municipal Marcos Antoniu: Isabelli Hrestsuk;
• Escola Municipal Favo de Mel: Eloise Costa (5º A) e Ísis Eduarda Bueno (5º B);
• Escola Municipal Benedito José Pinto: Pedro Henrique Vaz,
• Espaço e Vida – Lucas Colodo (EJA Tarde) e Neila Paula de Oliveira (EJA Manhã); Lucas Colodo
Imaculada Virgem Maria: Maria Clara Saviski;
• Colégio SãoJosé: Vinícius Miguel Conrado;
• Colégio NossoFuturo: Julya Melissa Leskievcz do Belém;
• EscolaMunicipal CanutoGuimarães: Maria Letícia Carvalho Ferreira (5º A) e Bianca Eliza Machado (5º B).
Representando todos os formandos do PROERD, a aluna Maria Letícia Carvalho Ferreira, da Escola Municipal Canuto Guimarães, realizou a leitura da redação escolhida para simbolizar o compromisso dos estudantes com os valores aprendidos durante o programa.
Outro momento marcante foi o compromisso oficial dos novos Proerdianos, conduzido pela aluna Laura Zaias Baldissera, da Escola Municipal Coronel José Durski. Diante das famílias e autoridades, os estudantes firmaram seu compromisso de fazer escolhas responsáveis, respeitar o próximo e construir um futuro pautado pela cidadania e pela paz.
A edição 2026 contou com a participação de 15 instituições de ensino.
A solenidade também contou com a presença das autoridades municipais, representantes da Polícia Militar, do Sicredi Centro Sul, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), professores, equipes escolares e familiares, demonstrando que a educação preventiva é uma responsabilidade compartilhada entre escola, família, poder público e comunidade.
Leia também

Política
Painel do TCE-PR sobre gastos com shows inspira projeto de lei na Câmara Federal
4 de setembro de 2026 às 16:06

Política
Moro diz que 6 de janeiro será “dia da liberdade política” no Paraná
4 de setembro de 2026 às 14:12

Política
No Sudoeste, Requião Filho defende infraestrutura no interior e apoio a pequenos negócios
4 de setembro de 2026 às 14:09

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais

É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento da Sra. Sofia Hucailuk Krik, aos 84 anos de idade.

Nota oficial OAB Paraná: Pelo afastamento de Moraes e pela suspeição de Gonet

Painel do TCE-PR sobre gastos com shows inspira projeto de lei na Câmara Federal

PRF apreende 2 toneladas de maconha escondidas em baú de caminhão no Paraná

Prudentópolis sedia a 1ª Oficina Regional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, com a participação de 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde.

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

Prude Futsal conquista vitórias fora de casa sobre Rio Azul pela 27ª Copa Amcespar

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Presidente do Vesselka Felipe Bobalo Soares, fala sobre lançamento simbólico da Pedra Fundamental da nova sede do Grupo

É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento da Sra. Sofia Hucailuk Krik, aos 84 anos de idade.

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Luiz de Lima

É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Benjamina Thereza Pastuch

É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Nicolau Michalouski aos 90 anos.

É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Teodozio André Lapuinka aos 54 anos