9º Ciclo de Conscientização reúne produtores de tabaco em Guamiranga

4 de julho de 2017 às 20:30

Cerca de 400 pessoas participaram do 9º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente nesta terça-feira, 04 de julho, no município paranaense de Guamiranga. Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o 9º Ciclo reuniu produtores de tabaco, autoridades, representantes de empresas e de entidades ligadas à agricultura na Paróquia Menino Jesus.


O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, abriu o evento enfatizando a relevância dos temas para a vida dos produtores e de seus filhos. “Estamos na nona edição do Ciclo e já realizamos mais de 50 eventos em municípios produtores de tabaco, reunindo um público superior a 20 mil pessoas. A conscientização tem sido o objetivo destes encontros e ela é benéfica por diversas razões. Oportunizar educação aos filhos e preservar a saúde e a segurança dos produtores estão entre nossas prioridades, assim como preservar o nosso negócio, uma vez que cada vez mais o mercado internacional tem preferido produtos que observem aspectos relacionados à produção sustentável”, afirmou.

Os seminários atendem aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília. A Afubra, que também é signatária do acordo, esteve representada pelo diretor para Assuntos Ambientais, Adalberto Huve. “A Afubra está engajada nesta campanha e certamente será um dia muito proveitoso para todos os produtores”, reiterou Huve.

Atualmente, Guamiranga conta com quase 800 produtores de tabaco e uma safra anual que gira em torno de 5 mil toneladas. Segundo o palestrante sobre proteção da criança e do adolescente, Dr. Veloir Dirceu Fürst, o tabaco está interligado à história dos produtores e o trabalho está ligado a uma questão cultural. “O tabaco se tornou, em função da sua cadeia produtiva organizada, uma atividade altamente lucrativa. As famílias àquela época eram numerosas e se buscou uma atividade econômica que gerasse renda e permitisse utilizar a mão de obra da família, considerando que não havia uma restrição nesse sentido. Mas esse cenário mudou quando o Brasil regulamentou por meio do decreto 6481/2008 duas convenções internacionais, seguindo a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e colocando o tabaco na lista de formas de trabalho proibidas para menores de 18 anos”, explicou Fürst, que é advogado e procurador do Trabalho jubilado pela Procuradoria do Trabalho de Santo Ângelo/RS (MPT/PRT 4ª Região).

O trabalho infantil se caracteriza ao utilizar crianças ou adolescentes para substituir a mão de obra adulta necessária. “É preciso diferenciar trabalho infantil de convivência familiar. Se a criança apenas acompanha os pais e ajuda em pequenas e esporádicas atividades, não caracteriza trabalho infantil. Muitos pais costumam argumentar dizendo que o filho precisa aprender. Se os pais ensinam a atividade, não é trabalho infantil; mas se o trabalho da criança ou adolescente é necessário sempre, privando-a de educação ou de momentos de lazer; isso se caracteriza exploração de mão de obra infantil”, esclareceu.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
14º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo nublado
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor Osvaldo Thomé aos 99 anos.
  • É com pesar que o PAF comunica o falecimento do Sr. Silvestre Opuchkewitch aos 97 anos
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Francisca Parolim Antoneli.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Senhor João Gelinski aos 89 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Suzana Filus  da Silva aos 85 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Cecília Slominski Krazouski
  • PRF apreende grande quantidade de cigarros contrabandeados em Prudentópolis
  • Tirol investe R$ 40 milhões em fábrica no município de Ipiranga
  • Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
  • PR-170 tem tráfego liberado em meia pista em Pinhão, na região Centro-Sul
  • Natal antecipado: morador de Londrina é contemplado com R$ 1 milhão do Nota Paraná
  • Sanepar alerta para sites falsos que direcionam pagamento da fatura a golpistas