Maior edificação pública do Paraná é construída em Guarapuava

24 de julho de 2017 às 18:55

As obras da maior edificação pública em andamento no Paraná avançam em Guarapuava. Trata-se da construção do Hospital Regional do Centro-Oeste, com 16,4 mil metros quadrados de área construída. O investimento na obra é de R$ 47 milhões, com recursos viabilizados pela Secretaria de Saúde. Os seis pavimentos do hospital já foram levantados e 160 pessoas trabalham no prédio.

Todas as etapas da construção são acompanhadas e fiscalizadas por técnicos da Paraná Edificações, vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. A previsão é de que o hospital esteja finalizado no primeiro semestre do ano que vem. “É uma obra que impressiona pela grandiosidade”, diz o engenheiro José Luiz Cieslack, gerente do escritório regional da Paraná Edificações em Guarapuava.

Cieslack destaca que, quando finalizada, a obra terá consumido 3,6 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 355 toneladas de aço. Na fundação foram utilizadas estacas com até 1,20 metro de diâmetro, escavadas a 13 metros de profundidade.

O hospital contará com 110 leitos para internamentos e mais 40 de UTI – dez deles de UTI infantil. No local será oferecido atendimento de urgência e emergência e a realização de cirurgias vasculares e neurológicas. A expectativa é de que o hospital possa atender 450 mil moradores dos 20 municípios da 5ª regional de Saúde.
ESPECIALIDADES – Em Guarapuava, a Paraná Edificações acompanha outra obra da Secretaria de Saúde. É o Centro de Especialidades, que ofertará consultas de diversas especialidades médicas e terá estrutura para cirurgias simples em 24 consultórios. O investimento é de R$ 9 milhões. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

O acompanhamento da Paraná Edificações indica 90% de execução da obra, que deve ser entregue em setembro. De acordo com Cieslack, a equipe de trabalho já faz os retoques finais, pintura interna e a instalação elétrica. Os aparelhos de ar-condicionado também foram entregues.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Chuvas esparsas
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo nublado
União da Vitória
19º
Chuva
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Senhor João Gelinski aos 89 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Suzana Filus  da Silva aos 85 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Cecília Slominski Krazouski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sra. Doracema Fausto Charnei. Ocorrido hoje, aos 84 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhora Leocádia Gura Klos aos 82 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do senhor José Kulek Sobrinho aos 63 anos de idade.
  • Com a volta do calor, IAT apresenta guia para curtir as cachoeiras do Paraná
  • Centro Integrado de Atendimento à Mulher é inaugurado em Irati; Veja ao vídeo.
  • Itaipu recebeu 48.567 visitas em novembro, 12,6% a mais do que em 2022
  • Copel dá dicas para garantir segurança na instalação e uso da decoração natalina
  • Com restrições, IAT autoriza captura do caranguejo-uçá a partir desta sexta-feira
  • Boletim da Secretaria da Agricultura detalha impacto do El Niño na produção paranaense