Mel brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

9 de outubro de 2017 às 18:59

O melhor mel do mundo é brasileiro e vem da região Sul, mais especificamente de Santa Catarina. O reconhecimento é da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), que premiou o produto da empresa catarinense Prodapys, de Araranguá, com a medalha de ouro nas duas principais categorias do 45º concurso da entidade, realizado de 29 de setembro a 4 de outubro, em Istambul, na Turquia.

Essa foi a quarta vez consecutiva que o mel da Prodapys, considerada a maior exportadora do Brasil, ficou com o primeiro lugar do pódio. As anteriores haviam sido em 2007, na Austrália; em 2013, na Ucrânia; e em 2015, na Coreia do Sul. Santa Catarina havia ganhado ainda o primeiro lugar em 1979, na Grécia, com o mel da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do estado (Faasc).

Na edição 2017, além das duas medalhas de ouro, a empresa levou ainda duas de prata nas categorias principais – mel claro e escuro – e duas de bronze, com mel âmbar claro e a cera de abelha. Ao todo, foram quase mil competidores em oito categorias.

“É um orgulho para nós catarinenses termos conquistado mais uma vez esse título, isso mostra a qualidade do nosso produto que se apresenta na vitrine mundial,” diz o presidente da Faasc, Nésio Fernandes de Medeiros.

Hoje Santa Catarina conta com quase nove mil apicultores, que na safra 2016/17 produziram oito mil toneladas de mel, um recorde para o estado. A produção catarinense girou em torno de 25 Kg por colmeia, enquanto no Brasil essa média fica em 10 Kg por colmeia. Essa diferença pode ser explicada pela combinação das condições climáticas, o trabalho dos apicultores e o forte trabalho de assistência técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, lembra que a apicultura é um destaque catarinense e que funciona como uma importante alternativa de renda para os produtores rurais. “Mais uma vez o agronegócio catarinense se destaca. Estamos orgulhosos dos nossos apicultores, que desenvolvem uma atividade muito importante também para o meio ambiente”.

 

Prudentópolis
18º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • Pesquisa da Unioeste estuda como transformar cabelo humano em adubo
  • Advogado prudentopolitano, em conjunto com outros juristas, lança obra inovadora abordando a proteção das pessoas com deficiência
  • Empresa Neovia realiza serviços de poda de árvores na BR-277 com interdição parcial da rodovia
  • Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Ivaí e Rio AZUL
  • Maquininhas do Sicredi têm alta de 62,6% em transações durante o mês do Natal e registram quase R$ 5,5 bi em vendas
  • Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais