Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Sicredi reuniu 450 homens em Irati/PR para o Novembro Azul

18 de novembro de 2017 às 11:01
Evento abordou temas como a prevenção do câncer de próstata e saúde geral homem.

Cerca de 450 homens associados da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ participaram do evento Novembro Azul. O encontro foi realizado no dia 09 de novembro no Centro de Eventos Italiano em Irati (PR).

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicredi aderiu esse movimento, que é dedicado às ações relacionadas à prevenção do câncer de próstata e saúde geral do homem, mostrando que não se preocupa apenas com a saúde financeira de seus associados. O presidente da cooperativa, Santo Cappellari, fez a abertura reforçando a importância dos cuidados e diagnóstico preventivo, citou alguns números alarmantes e frisou que: “valente é o homem que vence até o preconceito, por isso não podemos”.

 

Contamos com a presença do palestrante Carlos Hilsdorf, autor de livros importantes como “Atitudes Vencedoras e 51 atitudes essências para vencer na vida e na carreira”, sua apresentação trouxe um forte legado entre família, crenças e trabalho, sensibilizando a todos os presentes durante o período da manhã. Após o almoço, tivemos a presença do Dr. Luis Fernando Sella, sendo o primeiro médico brasileiro a obter certificação internacional na área de Medicina de Estilo de Vida, falando sobre saúde do homem embasando a importância das atividades físicas e do cultivo de bons hábitos alimentares, como principais fatores para prevenir doenças e ter uma boa qualidade de vida. O Dr. Luis finalizou sua palestra respondendo algumas perguntas feitas pelos associados.

 

Ao final do dia, o resultado superou as expectativas com muito aprendizado e quebra de preconceito para todos os participantes. “Falando do evento, o mais interessante foi a saúde do homem, prevenção e a valorização do cooperativista não só do comércio, mas do homem produtor, do amigo agricultor, em todos os âmbitos”, relatou Alecxandre Bona, de Mallet, parabenizando o Sicredi pela iniciativa.

 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desse modo, o evento buscou ressaltar e valorizar o papel do homem, mostrando a importância de vencer as barreiras para superar essa doença. “Gostei muito das palestras, falaram muito bem, são coisas que já sabemos e não cumprimos, daqui para a frente começar a cumprir e melhorar a saúde”, relata o associado João Edenei do Nascimento, de Guamiranga.

 

Ao final foram arrecadados 250 quilos de alimentos não perecíveis, que somados aos 250 quilos que a cooperativa se comprometeu em doar, que serão doados a três instituições sorteadas entre as indicações feitas pelos participantes: APAE de Cândido de Abreu, Casa Lar de Cruz Machado e a ACTA de Prudentópolis.

 

Câncer de Próstata

 

O câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença. No Brasil, a estimativa para este ano é de 61.200 casos novos e cerca de 13.772 óbitos e representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.  Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.