Três advogados acusados de se apropriarem de valores de expurgos inflacionários são presos

8 de fevereiro de 2018 às 19:57

Gaeco

Três advogados acusados de se apropriarem de valores de expurgos inflacionários são presos

Na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, em Santa Izabel do Ivaí, no Noroeste do Paraná, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná cumpriu mandados de prisão preventiva contra três advogados. As detenções foram determinadas pelo Juízo daquela comarca, atendendo pedido do MPPR. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios e outros estabelecimentos relacionados aos advogados e a outras pessoas envolvidas na suposta associação criminosa.

No âmbito da mesma investigação, o Gaeco de Curitiba, responsável pelas investigações, denunciou à Justiça 12 pessoas por falsidade ideológica, uso de documentos falsos, estelionato, peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro, além de associação criminosa. Os fatos ocorreram entre os anos de 2011 e 2015.

Investigações – De acordo com o Gaeco, integrantes do grupo procuravam pessoas que detinham contas bancárias – normalmente pessoas humildes, idosos ou de pouca instrução –, pegavam procurações e ingressavam na Justiça com pedido de pagamento de altos valores relacionados a expurgos inflacionários. Em algumas situações, quando estavam prestes a receber o dinheiro, os advogados alegavam para os titulares das contas que o processo demoraria ou não daria certo, e os convenciam a desistir de esperar pelo fim do processo. Assim, por uma quantia simbólica, “compravam” o direito das vítimas de receber o dinheiro, embolsando, posteriormente, valores significativos.

As investigações apontam também que um cartorário dava suporte nos processos eletrônicos, emitindo alvarás que eram entregues imediatamente aos advogados que sacavam as quantias, sem dar tempo ao banco de propor recursos. Ainda houve casos em que os advogados integrantes do grupo utilizaram documentos falsos para serem apresentados nas ações da Justiça e sacaram valores em nome de pessoas já falecidas.

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024