Polícia apreende pássaros e armas após denúncias

7 de março de 2018 às 12:24

Equipes foram até o município de Palmeira para averiguar denúncias e encontraram aves silvestres e armas de fogo em diferentes residências.

Foto: Policia Ambiental/Divulgação

Aves silvestres e armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Ambiental do posto de Vila Velha nesta terça-feira (6) em diferentes pontos na cidade de Palmeira (região dos Campos Gerais). As equipes foram até os locais atendendo a denúncias da existência de pássaros silvestres e da posse de arma de fogo.

O primeiro caso foi na localidade de Poço Grande, onde foi encontrada uma maritaca em cativeiro sem registro dos órgãos ambientais responsáveis. Os policiais elaboraram o termo circunstanciado ao Juizado Especial Criminal de Palmeira e a ave foi apreendida e levada ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também ficará responsável por adotar as medidas cabíveis na esfera administrativa.

Pouco tempo depois, os policiais seguiram até uma casa no bairro Rocio I, onde encontrou dois papagaios-verdadeiros e um sabiá-poca. O responsável pelos animais não tinha autorização para mantê-los em casa, mas garantiu que eles já estavam com a família há mais de 10 anos. De fato, os policiais confirmaram que as aves apresentavam alto grau de domesticidade. Apesar disso, o termo circunstanciado também foi assinado e o morador da casa ficou como fiel depositário dos pássaros até decisão das autoridades sobre o destino das aves.

Ainda ontem terça-feira, após denúncia pelo 190, a Polícia Ambiental apreendeu três espingardas de pressão que foram adaptadas para receber munições calibre 22. Dezenas de munições foram encontradas na casa do suspeito, que também tinha espoletas, pólvora e apito para auxiliar na caça. Em uma gaiola, foi encontrado um pássaro-preto, também sem autorização dos órgãos responsáveis. O morador foi preso por posse irregular de arma de fogo e foi levado à delegacia da Polícia Civil de Palmeira. A ave foi levada ao escritório do IAP em Ponta Grossa.

Texto: A rede

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024