Professor e advogado Antonio Carlos Amaral é homenageado em Prudentópolis

8 de março de 2018 às 21:22

Através de Projeto de Lei de autoria do Vereador Lademiro Budnik (PSC), aprovado na Câmara Municipal de Prudentópolis, na terça-feira, 06, foi realizada homenagem póstuma ao professor e advogado Antonio Carlos Amaral Schroeder, falecido em 2016.

Conhecido nos meios jurídicos da área pública e criminal, além do setor educacional de nossa cidade e região, Antonio Carlos Amaral atuou em diversos segmentos da comunidade, desempenhando atividades diversas nesses setores, o que o projetou amplamente.

Segundo destacou o Vereador Budnik, trata-se de uma forma de reconhecimento público e eternização de seu nome em nosso meio, através da legislação que deixa seu nome identificando uma via pública de nossa cidade, que não possua nominação.

Na sessão legislativa, participaram familiares e amigos de profissão, principalmente do setor educacional, incluindo alguns alunos e representantes do Colégio Estadual Barão de Capanema, onde foi professor e diretor por alguns anos. Inclusive, a direção do colégio enviou um ofício em reconhecimento à homenagem, enaltecendo a iniciativa. Na oportunidade, a esposa Dalva Maria Schroeder; sua filha Iére do Amaral Schroeder; e demais familiares presentes, receberam do Vereador Budnik, uma cópia do projeto de lei que tramitou na câmara sobre essa matéria.

Antonio Carlos Amaral Schroeder nasceu em 1o de abril de 1945, no Município de Prudentópolis. Filho de Agenor Amaral Schroeder e de Izaura Carvalho Schroeder.  Casado com a Professora Dalva Maria Schroeder, pai das advogadas léri do Amaral Schroeder e Maryah Amaral Schroeder e do agrimensor Antonio Carlos Amaral Schroeder Júnior.

Em sua adolescência, destacou-se como um dos primeiros roqueiros do Paraná, com aparições em canais de televisão, nos anos 60, quando muitas famílias da cidade se reuniam aos domingos, para assisti-lo nos programas de palco da época.

Sua voz o projetou como cantor, tendo recebido em Curitiba, das mãos da Garota de Ipanema, o Prêmio “Barra Mansa” de melhor cantor romântico do Sul do Brasil, em 1967, ocasião em que foi homenageado no Clube Social XII de Agosto, em Prudentópolis.

Jamais deixou de cantar, participando de vários grupos de coral e de seresta em Prudentópolis. Escreveu livro, contos, poemas e músicas.

Cantou em inúmeros casamentos por todo o Estado do Paraná, presenteando os noivos com sua bela voz. Também foi crooner em bandas, cantando bailes e carnavais na região.

Ajudou a fundar o Rotary Club de Imbituva e de Prudentópolis, tendo recebido o prêmio “Dom Quixote” das mãos do Governador do Rotary Club, pelos seus feitos.

Formou-se em Direito em 1975, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o n° 6800, dedícou-se à advocacia por toda a sua vida. Foi Assessor Jurídico das Prefeituras Municipais de Imbituva, Irati, Prudentópolis e Cândido de Abreu. Realizou mais de 400 júris por todo o Estado do Paraná, especialmente na região Centro-Sul do Estado, sendo a maior parte deles de forma gratuita, a pedido dos magistrados. O Tribunal do Júri sempre foi sua vocação e sua atuação era festejada nos meios jurídicos.

O esporte, sempre esteve presente em sua vida, atuando como comentarista esportivo por alguns anos, na Rádio Esperança de Prudentópolis. Foi professor no Colégio Estadual Santo Antonio de Imbituva, e no Colégio Estadual Barão de Capanema, em Prudentópolis, onde também exerceu a função de vice-diretor.

Também ministrou aulas na Faculdade de Ciências e Letras de Irati, hoje UNICENTRO. Era professor da Rede Pública Estadual de Ensino. Foi Ouvidor do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Faleceu em 21 de julho de 2016, na Cidade de Irati.

 

Prudentópolis
13º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados