A pedido do MPPR, prefeito de Salto do Lontra tem os bens indisponibilizados por autorizar acúmulo de cargos por servidor

9 de março de 2018 às 12:50

Por autorizar um servidor efetivo do Município a acumular cargo na prefeitura de outra cidade, o prefeito de Salto do Lontra, Sudoeste do Paraná, teve os bens indisponibilizados liminarmente e responde na Justiça por ato de improbidade administrativa. A decisão contempla ação ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca.

Conforme o processo, a partir de relato do próprio servidor, em 2013, por sete meses, ele acumulou cargos de contador nas prefeituras de Salto do Lontra, onde é funcionário efetivo, e em Pato Branco, como comissionado, recebendo em duplicidade. Durante o período, ele pediu férias e licenças no Município em que é concursado. Todo processo, segundo ele, foi feito com o conhecimento e anuência do prefeito de Salto do Lontra.

No entendimento do MPPR, ao autorizar a ilegalidade, o gestor municipal “violou os princípios da Administração Pública, em especial os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e da indisponibilidade do interesse público, de forma a também violar os deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições.” A liminar pela indisponibilidade de bens foi deferida nesta quinta-feira, 8 de março, pelo Juízo da Comarca de Salto do Lontra e fixada em R$ 141.646,95.

No mérito do processo, a Promotoria requer que o prefeito seja condenado por improbidade, o que implica em sanções como o ressarcimento ao erário dos valores empregues indevidamente, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Dante Luiz Polli
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do menor Vinicius Gabriel Bini Alexandre.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Arcenia Lachovicz aos 98 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento de Lurdes Pastochenko Ferreira aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Francisco Viniski aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Carlito Kaczurouski
  • Missão leva acolhimento e esperança à Comunidade São Francisco de Assis, em Prudentópolis
  • Falece o diácono Renato Marochi em Irati
  • 5º Evento da Agricultura Moderna será realizado em Eduardo Chaves interior de Prudentópolis
  • Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado
  • Cooperativas da Cresol no Paraná filiam-se a Ocepar
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra recorde de participação nas assembleias de 2025