Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Operação 14 Bis da PF apura desvio de 5 milhões em universidade no Paraná

13 de março de 2018 às 09:18

Foto: Victor Bittencourt/RPC

A Operação 14 Bis, deflagrada na manhã desta terça-feira (13), apura o desvio de cerca de R$ 5,7 milhões de recursos públicos no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Cornélio Procópio, no norte do estado. Até as 7h45, a Polícia Federal (PF) prendeu dezenove pessoas temporariamente, com duração de cinco dias. Um mandado de prisão ainda não foi cumprido.

De acordo com a PF, gestores e empresas se uniram para fraudar licitações e contratos. O diretor-geral do campus Márcio Jacometti, diz que a universidade está colaborando com as investigações desde o momento que foram identificadas as primeiras irregularidades, em 2015.

A operação ocorre em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal (RF). O nome “14 Bis” é uma alusão à empresa criada para facilitar os desvios.

Além dos 20 mandados de prisão temporária, também foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão, além das ordens judiciais de sequestro e de indisponibilidade de bens.

Texto: G1