Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

UEL suspende início do Calendário Acadêmico 2018

18 de março de 2018 às 10:27

Foto: Divulgação/UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, suspendeu o início do Calendário Acadêmico 2018 da graduação, previsto para segunda-feira (19). A suspensão foi anunciada no sábado (17).

Segundo a universidade, o governo estadual não autorizou a carga horária necessária para a contratação de docentes temporários, o que prejudica, conforme a UEL, o suprimento das demandas dos departamentos.

Ainda conforme a UEL, a decisão do Governo do Paraná acarreta na falta de docentes em sala de aula desde o início do primeiro semestre. O G1 tenta contato com o governo estadual.

Veja a íntegra da nota emitida pela reitoria da universidade abaixo:

Considerando que a Universidade Estadual de Londrina tem um déficit, em seu quadro, de 255 docentes, dos quais 87 aguardam imediata nomeação e 168 vagas aguardam autorização para concurso, desde agosto de 2014;

Considerando que o Governador do Estado assinou o Decreto No. 9.026, datado de 16 de março de 2018, que autoriza o quantitativo de horas para contratação de docentes temporários, em regime especial CRES, para as Instituições Estaduais de Ensino Superior, para o exercício de 2018;

Considerando que a respectiva carga horária autorizada para a Instituição não atende o quantitativo necessário para suprir as demandas atuais da maioria dos departamentos da Universidade, o que acarretará falta de docentes em sala de aula desde o início do primeiro semestre, e agravar-se-á ao longo do ano;

A Reitoria da UEL, desde agosto de 2017, tem realizado um trabalho incessante visando à autorização do Governo do Paraná para as contratações docentes com o objetivo de evitar maiores prejuizos para as atividades acadêmicas e, consequentemente, para os estudantes.

Assim, enquanto busca uma definição adequada deste quadro junto ao Governo do Estado, a Reitoria suspende o Calendário das Atividades de Ensino de Graduação até que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) analise e delibere sobre a questão, em reunião extraordinária que, frente à situação, será convocada para segunda-feira, dia 19/03, às 14:30 hs.

Fonte: G!/PR