Policiais civis cumprem, na manhã desta terça-feira (20), dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em Curitiba e Região. As ordens judiciais são de uma operação que investiga uma quadrilha suspeita de fraudar tributos municipais na capital há pelo menos 10 anos.
A ação foi batizada de Taxa Extra. De acordo com a polícia, há servidores da Prefeitura de Curitiba investigados – um deles com mais de 20 anos de serviço público.
Entre os tributos municipais fraudados, estão o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis (ITBI) e Imposto Sobre Serviços (ISS).
Um dos mandados de busca e apreensão é cumprido interior da sede da Prefeitura de Curitiba, mais especificamente nas mesas de trabalho dos funcionários públicos municipais suspeitos de envolvimento com a fraude.
Também tem mandado sendo cumprido na Rua da Cidadania – que são sedes das administrações regionais. Nos espaços públicos, o cumprimento dos mandados é acompanhado por servidores da Prefeitura de Curitiba.