Devido a diversas ligações na central de Emergência da Policia Militar, 190, referente à “Golpe do Falso Sequestro” alertamos a população e repassamos algumas dicas:
COMO FUNCIONA:
O marginal liga, aleatoriamente, para um número de telefone e diz que sequestrou alguém da família, geralmente falam “filha ou filho” e a vítima ouve alguém do outro lado da linha chorando e pedindo socorro.
É nesse momento que aproveitando do estado emocional da vítima o marginal consegue obter informações, pois quem está recebendo a ligação acaba associando o choro com seu familiar e sem perceber acaba até falando o nome.
Com essa informação já cedida pela vítima o marginal começa a pedir dinheiro, alegando que se não receber vai matar o suposto sequestrado.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:
– Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;
– Procure entrar em contato com a pessoa supostamente sequestrada;
– Se não conseguir, solicite falar com a pessoa sequestrada e pergunte algo que apenas aquela pessoa, saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro, etc.).
E tenha consciência que quase todos os casos não passam de golpes que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro. Assim, quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar do criminoso e desligar o telefone.
Procure sempre registrar a ocorrência repassando, se possível, o número de telefone que efetuou a ligação e conta bancária que solicitou o depósito, para que assim a polícia possa identificar os autores.
Fonte: Comunicação Social da 8ª CIPM