Calouros de Pedagogia dos Campi de Irati e Prudentópolis são recepcionados com aula inaugural

26 de março de 2018 às 21:44

Passada a alegria de ingressar em uma universidade pública e de qualidade, como a Unicentro, o calouro costuma ter muitas dúvidas, que vão desde o funcionamento do próprio curso até a realidade da futura profissão.

Pensando nisso é que o Departamento de Pedagogia do Campus de Irati, em parceria com o Centro Acadêmico do curso, realizou a aula inaugural deste ano letivo, reunindo os ingressantes do próprio Campus e, também, da unidade avançada de Prudentópolis.

A representante do Centro Acadêmico, Caroline Aparecida, conta que além da apresentação do corpo docente do curso, a ação é importante para os alunos busquem sempre uma melhor formação e condição de trabalho. “Por mais que tenhamos muita dificuldade durante nossa caminhada na faculdade, depois que a gente termina, que eles não desanimem com isso, que faz parte, que a gente precisa sempre estar na luta”, afirma.

A coordenadora da aula inaugural, professora Michelle Fernandes Lima, concorda com a visão de Caroline a acrescenta porque é importante acolher os novos alunos e ajudar os ingressantes a compreender as atividades do Departamento e o andamento da Universidade. “É um carinho, até um respeito em relação ao curso, para que os alunos conheçam os professores, saibam um pouco mais sobre a profissão que eles vão atuar. Mesmo num contexto complicado que a gente está vivendo nas universidades hoje, a gente valoriza um curso numa universidade pública, gratuita e de qualidade”.

 

Aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi (Foto: Raphael Gierez)

E na busca por inserir o aluno desde o início da sua formação nos assuntos cotidianos do pedagogo, é que a organização da aula inaugural também promoveu a palestra com a coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi. Durante sua fala, a professora destacou que levar a realidade para os alunos não é uma forma de desmotivá-los, e sim de mostrar que a união entre os profissionais e estudantes da área é capaz de mudar o cenário da educação brasileira.

“Desejamos que eles venham, sim, para a luta com a gente porque a demanda que nós temos em torno dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho são grandes.

Então, é muito importante que eles permaneçam nessa luta com a gente, que eles se coloquem como futuros profissionais da Educação e que lutem pelos direitos e por todas as conquistas que a gente teve historicamente, para que eles possam exercer futuramente a profissão deles com muita tranquilidade”, defende Aline.

Uma das calouras do curso Pedagogia do Campus de Irati é a Milena de Lima. Depois da palestra, ela afirmou ter se interessado em buscar mais informações sobre a temática abordada. “Eu acho essencial falar sobre isso, porque não é de hoje que a gente está nessa luta e, claro, nunca desistir para sempre conseguir o melhor.

Já estamos aderindo a causa da Educação e vamos seguir em frente”, conta.

Para a diretora do Setor de Humanas, Letras e Artes de Irati, professora Regina Chicoski, a aula inaugural de Pedagogia representa uma forma de acolhida do estudante e de integração entre calouros e veteranos.

“Estamos contentes que os alunos de Prudentópolis também puderam estar presentes e, de fato, é um marco no curso, tanto do ano letivo como da importância de ter essa união. É por isso que a aula inaugural tem esse papel tão importante”, finaliza.

 

Prudentópolis
18º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
18º
Chuva
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024