Calouros de Pedagogia dos Campi de Irati e Prudentópolis são recepcionados com aula inaugural

26 de março de 2018 às 21:44

Passada a alegria de ingressar em uma universidade pública e de qualidade, como a Unicentro, o calouro costuma ter muitas dúvidas, que vão desde o funcionamento do próprio curso até a realidade da futura profissão.

Pensando nisso é que o Departamento de Pedagogia do Campus de Irati, em parceria com o Centro Acadêmico do curso, realizou a aula inaugural deste ano letivo, reunindo os ingressantes do próprio Campus e, também, da unidade avançada de Prudentópolis.

A representante do Centro Acadêmico, Caroline Aparecida, conta que além da apresentação do corpo docente do curso, a ação é importante para os alunos busquem sempre uma melhor formação e condição de trabalho. “Por mais que tenhamos muita dificuldade durante nossa caminhada na faculdade, depois que a gente termina, que eles não desanimem com isso, que faz parte, que a gente precisa sempre estar na luta”, afirma.

A coordenadora da aula inaugural, professora Michelle Fernandes Lima, concorda com a visão de Caroline a acrescenta porque é importante acolher os novos alunos e ajudar os ingressantes a compreender as atividades do Departamento e o andamento da Universidade. “É um carinho, até um respeito em relação ao curso, para que os alunos conheçam os professores, saibam um pouco mais sobre a profissão que eles vão atuar. Mesmo num contexto complicado que a gente está vivendo nas universidades hoje, a gente valoriza um curso numa universidade pública, gratuita e de qualidade”.

 

Aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi (Foto: Raphael Gierez)

E na busca por inserir o aluno desde o início da sua formação nos assuntos cotidianos do pedagogo, é que a organização da aula inaugural também promoveu a palestra com a coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi. Durante sua fala, a professora destacou que levar a realidade para os alunos não é uma forma de desmotivá-los, e sim de mostrar que a união entre os profissionais e estudantes da área é capaz de mudar o cenário da educação brasileira.

“Desejamos que eles venham, sim, para a luta com a gente porque a demanda que nós temos em torno dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho são grandes.

Então, é muito importante que eles permaneçam nessa luta com a gente, que eles se coloquem como futuros profissionais da Educação e que lutem pelos direitos e por todas as conquistas que a gente teve historicamente, para que eles possam exercer futuramente a profissão deles com muita tranquilidade”, defende Aline.

Uma das calouras do curso Pedagogia do Campus de Irati é a Milena de Lima. Depois da palestra, ela afirmou ter se interessado em buscar mais informações sobre a temática abordada. “Eu acho essencial falar sobre isso, porque não é de hoje que a gente está nessa luta e, claro, nunca desistir para sempre conseguir o melhor.

Já estamos aderindo a causa da Educação e vamos seguir em frente”, conta.

Para a diretora do Setor de Humanas, Letras e Artes de Irati, professora Regina Chicoski, a aula inaugural de Pedagogia representa uma forma de acolhida do estudante e de integração entre calouros e veteranos.

“Estamos contentes que os alunos de Prudentópolis também puderam estar presentes e, de fato, é um marco no curso, tanto do ano letivo como da importância de ter essa união. É por isso que a aula inaugural tem esse papel tão importante”, finaliza.

 

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que o PAF e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • 7,7 mil candidatos fazem as provas do vestibular da UEPG neste domingo
  • Polícia apreende cinco motos, em Ipiranga
  • Câmpus da Unicentro ganha usina fotovoltaica em programa de eficiência energética da Copel
  • Mega-Sena, concurso 2.546: ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio acumula em R$ 125 milhões
  • Filho agride e ameaça mãe de morte, em Guarapuava
  • Câmara convoca cidadãos para Consulta Pública sobre proibição de queima de fogos de artifício com poluição sonora