Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Rostyslav Tronenko, Embaixador da Ucrânia no Brasil visitou Prudentópolis no último final de semana

2 de abril de 2018 às 14:14

Foto: Redes Sociais

Rostyslav Tronenko, Embaixador da Ucrânia no Brasil, e sua familia esteviveram no último sábado (31), em Prudentópolis para acompanhar as atividades alusivas à semana Santa e ao domingo de Páscoa em especial acompanhar a atuação da Irmandade dos Cossacos.

A Irmandade que surgiu há cerca de 50 anos atrás e atualmente conta com cerca de 170 integrantes que se revezam de 10 em 10 minutos para fazer a guarda do Santo Sudário no altar da Igreja católica Ucraniana de São Josafat, a igreja matriz do município.
No sábado eles comemoram o dia da Irmandade dos Cossacos que está em vigor desde o dia 11 de maio pela Lei Estadual 19.006/2017, no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a data comemorativa, a ser celebrada no Sábado de Aleluia. Rostyslav além de ser recepcionado pela irmandade da Igreja São Josafat, foi recepcionado por outro irmandade, a da Catedral ucraniana Imaculada Conceição, que é também de Prudentópolis.

Observamos a união entre seus membros e participantes do grupo folclórico ucraniano Barvinok que abrilhantaram a apresentação.
Os Cossacos iniciam o rito na Sexta-feira santa e finalizam na missa de ressurreição de Cristo no sábado à noite, após a procissão, e seguem para uma apresentação aberta ao público em frente à Igreja, e foi emoção do começo ao fim, relatou Fabiana Tronenko, esposa de Rostyslav.