Sperafico reassume presidência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

3 de abril de 2018 às 19:42

O deputado federal Dilceu Sperafico voltou a assumir o cargo de presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento  e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia três de abril de 2018.

Como membro titular desde sua posse no primeiro mandato, em fevereiro de 1995, e ex-vice-presidente, o parlamentar já havia presidido o colegiado entre os anos de 1999 e 2000. A comissão reúne 52 membros titulares e o mesmo número de suplentes.

Da mesma forma, Sperafico é membro titular da Frente Parlamentar da Agropecuária, em nível de Congresso Nacional, formada por 234 deputados federais e 27 senadores, desde sua criação em 1995, como Frente Parlamentar da Agricultura. Em 2005, ele foi o primeiro político paranaense a assumir a presidência da frente, com mandato de um ano.

A instalação das 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, com mandatos de um ano, estava prevista para o dia 27 de março e foi transferida para esta terça-feira, em reuniões realizadas às 12h para a posse de 16 colegiados e às 14h, dos nove restantes.

A escolha dos membros titulares e suplentes das comissões permanentes é realizada com base no resultado da última eleição para a Câmara dos Deputados e no princípio da proporcionalidade partidária.

Dessa forma, cada bloco partidário, de acordo com a votação recebida, escolhe as comissões que lhe cabem, indicando os representantes de acordo com sua vocação e bandeiras de lutas no trabalho legislativo.

Definida a composição das comissões permanentes, seus integrantes, de comum acordo com os partidos, elegem seus dirigentes, como presidentes, vice-presidentes e relatores, entre outras funções, levando em consideração a atuação e liderança dos candidatos.

O deputado Sperafico foi indicado para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Desenvolvimento Rural, pelo líder do Partido Progressista  (PP), deputado Arthur Lira, levando em consideração o fato de haver se destacado na defesa do agronegócio ao longo de seis mandatos consecutivos e mais de 20 anos de atuação parlamentar.

Nesse período, Sperafico consolidou a posição de um dos principais defensores do agronegócio e do municipalismo, através de apresentação e apoio de proposições voltadas ao desenvolvimento da agropecuária, melhoria da infraestrutura de transporte, modernização do sistema tributário e repasse de recursos federais às prefeituras, para investimentos em serviços básicos para a população.

Para Sperafico, o agronegócio é o segmento produtivo mais importante do País, pois contribui para o desenvolvimento econômico e social produzindo alimentos de qualidade, abundantes, de maneira sustentável e a preços acessíveis para os consumidores, além de matérias primas para as indústrias de transformação e excedentes para exportações.

Segundo ele, em toda essa cadeira produtiva, a agropecuária gera empregos no campo e nas cidades, riquezas, tributos, novas oportunidades de negócios, estabilidade social e superávits na balança comercial, que asseguram ao País as condições essenciais para o enfrentamento e superação da grave crise política e econômica dos últimos anos.

Conforme Sperafico, no Congresso Nacional ainda existem muitos projetos pendentes e que são fundamentais para os setores produtivos, o que eleva a importância e urgência da finalização da pauta paralisada, tantos em debates, negociações com segmentos envolvidos e votação no Congresso Nacional e sanção pelo Executivo.

“Mesmo sendo um ano eleitoral e considerado difícil, pelo envolvimento de parlamentares e lideranças políticas com a disputa de cargos eletivos, queremos utilizar nossa experiência, nosso conhecimento da atividade e nossas relações com colegas legisladores, para levar adiante  esse trabalho e vencer todos os desafios que nos forem apresentados”, afirma Sperafico.

Conforme o parlamentar, a primeira preocupação será realizar levantamento dos projetos paralisados e mais importantes, para dar prioridade à sua tramitação, pois as proposições  que não forem apreciadas  neste ano podem ser arquivadas, exigindo sua reapresentação e superação de todas as etapas previstas até sua aprovação, pelas novas legislaturas.

“O agronegócio merece todo o nosso esforço, pois tem contribuído muito para o desenvolvimento econômico e social do País e a melhoria da qualidade de vida da população urbana e rural, especialmente dos pequenos e médios municípios do interior, reduzindo os efeitos negativos da legislação tributária injusta e centralizadora dos recursos públicos”, finaliza Sperafico.

 

Prudentópolis
10º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
13º
Tempo limpo
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
10º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis