Com ação de Aliel, Joaquim Barbosa se filia ao PSB

6 de abril de 2018 às 19:23

Ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, se filia nesta sexta-feira (6) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em um ato privado, Barbosa deverá assinar a ficha de filiação junto com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. A chegada de Barbosa ao PSB contou com a participação e articulação central dos deputados federais Aliel Machado (Paraná) e Alessandro Molon (Rio de Janeiro).

Em entrevista ao portal aRede e do Jornal da Manhã, Aliel confirmou a participação no processo de filiação do ex-ministro do STF. “Sofri muitas críticas pela situação do PSB aqui no Paraná [apoio ao governo de Beto Richa] e não concordo com esses encaminhamentos. Mas me filiei ao PSB diante da possibilidade de contar com o ministro no partido e de apresentar um projeto alternativo ao país”, afirmou Machado.

Joaquim Barbosa ficou nacionalmente conhecido durante os julgamentos do chamado “Mensalão”, em 2006, quando assumiu a relatoria dos casos no Supremo – ele também julgou o “Mensalão Tucano”, em 2011. Aposentado desde 2014 da atividade no Campo Jurídico, Barbosa havia se afastado das atividades públicas, mas a expectativa do PSB é que ele seja candidato à presidência da República em outubro.

Na visão de Aliel, a filiação de Barbosa representa uma “vitória”. “Existe um grupo progressista no PSB que luta para viabilizar um candidato e apresentar um projeto sólido para o país. Acredito que não devemos optar pelos extremos agora, precisamos de uma figura que una a população para superarmos a crise política”, comentou o deputado federal que se filiou ao PSB em fevereiro ao deixar a Rede Sustentabilidade.

Aliel opinou ainda que Joaquim Barbosa, caso viabilize a candidatura para presidente, deverá canalizar boa parte do eleitorado “descontente” com os políticos tradicionais. “Barbosa tem uma história muito bonita de superação, veio de uma família pobre e sabe das dificuldades dos mais humildes. Ao mesmo tempo, ele teve participação fundamental no fortalecimento do combate à corrupção no Brasil”, contou Aliel.

Atuação e perspectivas nas eleições

Indicado pelo então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF, Barbosa se destacou no julgamento do escândalo conhecido como Mensalão. Atualmente, aos 63 anos, ele atua como advogado. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 31 de janeiro, Barbosa apareceu com 3%, 5% e 6% das intenções de voto, em diferentes cenários com candidatos diversos. Na visão de lideranças do PSB, Joaquim poderia representar uma “nova liderança” na disputa pelo comando da República.

Viabilização da candidatura

Ao lado de Alessandro Molon, Aliel Machado deverá ter papel central na viabilização da candidatura de Joaquim Barbosa, principalmente na conquista de apoios partidários e alianças. Além disso, existe o desafio de viabilizar um nome para ocupar o cargo de vice-presidente na chapa – nesse cenário, até mesmo a ex-ministra, Marina Silva, é cotada como possibilidade.

 

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Parcialmente nublado
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados