Primeira pesquisa Ibope de 2018 aponta empate técnico entre Ratinho e Osmar

9 de abril de 2018 às 12:17

Foi divulgada nesta segunda-feira (9), a primeira pesquisa de 2018 do Instituto Ibope Inteligência sobre a corrida ao Governo do Paraná.  O levantamento apontou empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), que tem 28%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Cida Borghetti (PP), que assumiu o cargo de governadora na sexta-feira (6), após a renúncia de Beto Richa (PSDB) para disputar o Senado alcançou 5% das intenções de voto dos entrevistados. Na sequência, veio Dr. Rosinha (PT)  com 3%. A pesquisa apontou ainda que 24% dos entrevistado votariam em branco ou nulo. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Dos nomes com pré-candidaturas postas ficaram de fora Roberto Requião (PMDB) e Jorge Bernardi (Rede). Pelo Twitter, Requião disse; “CBN e ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome”.  No texto o senador xinga os responsáveis pela pesquisa e completa: ” Pelo jeito já estou eleito!”, esbravejou.

A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

Conhecimento dos pré-candidatos

Foi investigado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

Rejeição

O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Para ler a reportagem completa da CBN Cascavel, clique AQUI

 

Prudentópolis
16º
Tempo limpo
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing