Primeira pesquisa Ibope de 2018 aponta empate técnico entre Ratinho e Osmar

9 de abril de 2018 às 12:17

Foi divulgada nesta segunda-feira (9), a primeira pesquisa de 2018 do Instituto Ibope Inteligência sobre a corrida ao Governo do Paraná.  O levantamento apontou empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), que tem 28%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Cida Borghetti (PP), que assumiu o cargo de governadora na sexta-feira (6), após a renúncia de Beto Richa (PSDB) para disputar o Senado alcançou 5% das intenções de voto dos entrevistados. Na sequência, veio Dr. Rosinha (PT)  com 3%. A pesquisa apontou ainda que 24% dos entrevistado votariam em branco ou nulo. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Dos nomes com pré-candidaturas postas ficaram de fora Roberto Requião (PMDB) e Jorge Bernardi (Rede). Pelo Twitter, Requião disse; “CBN e ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome”.  No texto o senador xinga os responsáveis pela pesquisa e completa: ” Pelo jeito já estou eleito!”, esbravejou.

A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

Conhecimento dos pré-candidatos

Foi investigado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

Rejeição

O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Para ler a reportagem completa da CBN Cascavel, clique AQUI

 

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
11º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Tempo nublado
Londrina
16º
Tempo nublado
União da Vitória
10º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • Novo sistema da Secretaria da Fazenda reduz em 10 dias os pagamentos de RPVs
  • Copel oferta curso gratuito de roçada sob redes e linhas de distribuição em dez municípios
  • BID destaca gestão de dados do Paraná em avaliação da administração fiscal
  • Intercâmbios, novos professores e plataformas em alta marcam primeiro trimestre da Educação
  • Moradores de Teixeira Soares encontram tucano de especie rara.
  • Com programa Parceiro da Escola, Governo do Estado quer expandir qualidade da educação