Prefeitura de Irati e Unicentro firmam parceria para fazer Inventário Turístico do município

17 de abril de 2018 às 12:21

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez uma parceria com o curso de Turismo da Unicentro para a realização do Inventário Turístico. Nesta segunda-feira (16), os acadêmicos estão iniciando um trabalho a campo para fazer o levantamento dos empreendimentos da cidade.

Para facilitar o mapeamento e a identificação do potencial turístico do município, a Unicentro e a Prefeitura iniciaram um trabalho de coleta de informações. “Nós precisamos obter estes dados com a ajuda do comércio, principalmente, para conseguirmos levantar recursos e incentivos a esta área em nossa cidade”, justificou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Antonio (Ico) Andreassa.

E, para desenvolver este trabalho, a partir desta semana, alunos da Unicentro estão fazendo visitas aos empreendimentos iratienses para o preenchimento de um cadastro sobre sua empresa. “O primeiro passo é este registro para podermos melhorar e aumentar o banco de dados sobre o município. É importante que todos entendam que o mapa turístico hoje, no Brasil, é critério para a liberação de recursos. Então, quanto mais empreendimentos cadastrados, maior é a chance de liberação de recursos”, explica o professor da Unicentro, Diogo Fernandes.

Neste primeiro momento, esta ação será realizada na área urbana da cidade. “Nós sempre tivemos dificuldades em trabalhar este projeto na área rural, mas com o apoio e parceria da Prefeitura, ficará mais fácil agora”, diz Fernandes. Posteriormente, este processo de cadastramento será feito também no interior com o objetivo de cadastrar o maior número possível de empreendimentos.

Empresários devem colaborar com pesquisa

A Prefeitura e a Unicentro esclarecem que estas visitas não possuem cunho de fiscalização, pois os dados servirão para atualizar as condições do município com base nos empreendimentos. “Nestas situações de pedidos de informações, muitos ficam receosos, mas pedimos que todos colaborem com este trabalho, pois não temos o objetivo de fiscalizar, mas somente colher o que é importante para o mapeamento do município”, enfatiza Andreassa.

“Nestas visitas serão solicitadas informações como CNPJ, nome de registro, nome fantasia, número de funcionários, ramo de atividades e mais alguns dados específicos de cada seguimento”, adianta o professor. Os alunos foram orientados a levar um computador para fazer o cadastro junto com o empresário para agilizar o processo.

Após cadastro, iniciam estudos dos produtos turísticos

De acordo com a especificação do mapeamento pelo Ministério do Turismo, Irati está na categoria C, no que diz respeito ao número de habitantes, infraestrutura logística e empreendimentos turísticos. “Depois, com os dados finalizados, podemos elaborar produtos turísticos e pensarmos em como fazer o turismo funcionar de forma mais efetiva na cidade”, ressalta Fernandes. A universidade poderá indicar a formatação destes produtos, pois segundo ele, o turista hoje chega em Irati e vai embora sem ter um produto específico e, por isso, este material se faz necessário.

Texto e foto: Assessoria

Prudentópolis
10º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
10º
Parcialmente nublado
Curitiba
Neblina
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
10º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra