Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Gestores de Prudentópolis conhecem a Agência do Empreendedor e sistema de emissão de alvarás em Guarapuava

20 de abril de 2018 às 19:27

Modelo para cidades do Paraná e do Brasil, como Curitiba e Porto Alegre, a Agência do Empreendedor de Guarapuava cada vez mais se destaca pelos serviços prestados, chamando a atenção de municípios que já possuem ou pretendem implantar uma Agência ou Sala do Empreendedor.

Na manhã desta sexta-feira (20), uma equipe da Prefeitura de Prudentópolis esteve no Paço Municipal para conhecer a estrutura da Agência e obter informações sobre os trâmites de emissões de alvarás para empresas.

Para secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Prudentópolis, João Carlos Bini, a Agência do Empreendedor de Guarapuava e referência para o município.

“Sempre acompanhamos os trabalhos realizados pela agência. Nossa intenção com a visita, foi entender como funciona a expedição dos alvarás para o aperfeiçoamento dos nossos atendimentos na Sala do Empreendedor em Prudentópolis.

Foi muito importante nossa equipe se inteirar do assunto, pois atualmente a cidade tem aproximadamente mil microempreendedores individuais que necessitam do nosso respaldo”, disse João Carlos.

A Agência do Empreendedor integra o Programa Guarapuava Empreendedora e, em apenas três anos de funcionamento, garantiu reconhecimento estadual e nacional.

Prova disso são os prêmios conquistados como o Prefeito Empreendedor do Sebrae 2016. “Já recebemos mais de 20 visitas de representantes de cidades paranaenses e brasileiras para conhecer nossos serviços.

Ficamos muito contentes em receber os gestores e apresentar todo o nosso programa que inclui a expedição de alvarás. Atualmente Guarapuava conta com mais de 5 mil MEIs cadastrados.

Diariamente assinamos cerca de sete alvarás; destes, quatro são novas empresas e três renovação. Além disso, estamos sempre inovando e nos inteirando sobre as atualizações da legislação para repassar aos MEIs atendidos pela agência”, destacou a  coordenadora do Guarapuava Empreendedora, Ana Cláudia Klosouski.

De acordo com o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza, atualmente 12.837 empresas estão ativas com alvarás em Guarapuava. “Em 2018, já são 780 alvarás emitidos e 1.295 consultas prévias sem contar os MEIs.

Trabalhamos em conjunto com a Agência do Empreendedor, usando as mesmas legislações e documentações para viabilizar os alvarás de microempresas e empresas de pequeno porte em Guarapuava”, afirmou Diocesar.

Também estiveram em Guarapuava a diretora da Tributação, Mariane Bodnar; secretário de Finanças, Andrei Bulka Machula; diretor de Engenharia, Leonardo Rodrigo Hekavei e a agente de Desenvolvimento Cecília Prusnal.

O chefe do Departamento de Arrecadação e Fiscalização de Guarapuava, Adão Alcione Monteiro, e a responsável pelo Setor de Alvará, Joeci Aparecida de Lima, participaram da reunião com os gestores.