Paraná e Ucrânia querem fortalecer laços comercial e cultural

24 de abril de 2018 às 18:27

As relações comerciais e o intercâmbio cultural e tecnológico entre o Paraná e a Ucrânia vão ficar cada vez mais fortes, afirmou a governadora Cida Borghetti. Ela se reuniu com o embaixador Rostyslav Tronenko, e membros da delegação ucraniana, nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Estabelecemos, ao longo dos últimos anos uma cooperação entre o Estado e a Ucrânia, e essa parceria vai continuar e avançar cada vez mais”, disse Cida.

Ela destacou a presença dos ucranianos no Paraná e reforçou a contribuição da comunidade ao desenvolvimento social, econômico e cultural paranaense. “Chegaram aqui no Paraná e colaboraram com o nosso crescimento em áreas importantes. Por isso, somos extremamente gratos”, afirmou a governadora.

Na reunião, Tronenko agradeceu à governadora pelo apoio à comunidade que vive no Paraná. “É um Estado que constantemente sustenta o desenvolvimento e a preservação da nossa tradição, religiosidade, fé e cultura não só em sua região central, mas também na capital Curitiba”, disse. “Visitamos o Memorial Ucraniano e ficamos maravilhados”, reforçou.

Para o secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacional, Ezequias Moreira, a reunião com a delegação ucraniana foi muito produtiva. “Eles, inclusive, demonstraram interesse na nossa Agência Paraná de Desenvolvimento e querem levar estudantes do Paraná para estudar no País”, disse.

RAÍZES – Segundo a Sociedade Ucraniana do Brasil, 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles moram nos municípios da Região Central do Estado, como Prudentópolis, Ivaí, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, pouco mais de 80% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o presidente do Conselho Regional da Região de Dnipropetrovsk, Prygunov Hlib Oleksandrovych; o cônsul honorário do Brasil em Dnipropetrovsk, Vasilenko Oleg Viktorovych; o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; o fundador da Agência “World of Education” de recrutamento para estudantes estrangeiros, Almatrabii Ashraf S.S, e o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
19º
Parcialmente nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vanderlei Venuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Ailton Surek
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Rosalia Muzeka Hanysz aos 85 anos de idade.
  • Com Pesar que comunicamos o falecimento do pequeno Miguel Antônio Rodrigues Lima, aos 21 dias de vida
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Paulina Novossad Denicieicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Teodosia Maria Papirniak
  • COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA PR-180 EM FRANCISCO BELTRÃO PROVOCA DUAS MORTES
  • Governo vai construir Centro de Convenções no antigo Estádio do Pinheirão
  • Agepar abre processo seletivo para contratação de estagiários de pós-graduação
  • Veículo Sai da Pista e Incendeia-se Após Colisão Contra Árvore em Fernandes Pinheiro
  • Aporte de R$ 54 milhões: Copel tem obras em subestações aprovadas pela Aneel
  • Motoristas do Paraná podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova