Paraná e Ucrânia querem fortalecer laços comercial e cultural

24 de abril de 2018 às 18:27

As relações comerciais e o intercâmbio cultural e tecnológico entre o Paraná e a Ucrânia vão ficar cada vez mais fortes, afirmou a governadora Cida Borghetti. Ela se reuniu com o embaixador Rostyslav Tronenko, e membros da delegação ucraniana, nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Estabelecemos, ao longo dos últimos anos uma cooperação entre o Estado e a Ucrânia, e essa parceria vai continuar e avançar cada vez mais”, disse Cida.

Ela destacou a presença dos ucranianos no Paraná e reforçou a contribuição da comunidade ao desenvolvimento social, econômico e cultural paranaense. “Chegaram aqui no Paraná e colaboraram com o nosso crescimento em áreas importantes. Por isso, somos extremamente gratos”, afirmou a governadora.

Na reunião, Tronenko agradeceu à governadora pelo apoio à comunidade que vive no Paraná. “É um Estado que constantemente sustenta o desenvolvimento e a preservação da nossa tradição, religiosidade, fé e cultura não só em sua região central, mas também na capital Curitiba”, disse. “Visitamos o Memorial Ucraniano e ficamos maravilhados”, reforçou.

Para o secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacional, Ezequias Moreira, a reunião com a delegação ucraniana foi muito produtiva. “Eles, inclusive, demonstraram interesse na nossa Agência Paraná de Desenvolvimento e querem levar estudantes do Paraná para estudar no País”, disse.

RAÍZES – Segundo a Sociedade Ucraniana do Brasil, 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles moram nos municípios da Região Central do Estado, como Prudentópolis, Ivaí, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, pouco mais de 80% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o presidente do Conselho Regional da Região de Dnipropetrovsk, Prygunov Hlib Oleksandrovych; o cônsul honorário do Brasil em Dnipropetrovsk, Vasilenko Oleg Viktorovych; o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; o fundador da Agência “World of Education” de recrutamento para estudantes estrangeiros, Almatrabii Ashraf S.S, e o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Chuva
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Chuvas esparsas
Londrina
23º
Chuva
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza
  • Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis organiza aula inaugural
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia