Paraná e Ucrânia querem fortalecer laços comercial e cultural

24 de abril de 2018 às 18:27

As relações comerciais e o intercâmbio cultural e tecnológico entre o Paraná e a Ucrânia vão ficar cada vez mais fortes, afirmou a governadora Cida Borghetti. Ela se reuniu com o embaixador Rostyslav Tronenko, e membros da delegação ucraniana, nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Estabelecemos, ao longo dos últimos anos uma cooperação entre o Estado e a Ucrânia, e essa parceria vai continuar e avançar cada vez mais”, disse Cida.

Ela destacou a presença dos ucranianos no Paraná e reforçou a contribuição da comunidade ao desenvolvimento social, econômico e cultural paranaense. “Chegaram aqui no Paraná e colaboraram com o nosso crescimento em áreas importantes. Por isso, somos extremamente gratos”, afirmou a governadora.

Na reunião, Tronenko agradeceu à governadora pelo apoio à comunidade que vive no Paraná. “É um Estado que constantemente sustenta o desenvolvimento e a preservação da nossa tradição, religiosidade, fé e cultura não só em sua região central, mas também na capital Curitiba”, disse. “Visitamos o Memorial Ucraniano e ficamos maravilhados”, reforçou.

Para o secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacional, Ezequias Moreira, a reunião com a delegação ucraniana foi muito produtiva. “Eles, inclusive, demonstraram interesse na nossa Agência Paraná de Desenvolvimento e querem levar estudantes do Paraná para estudar no País”, disse.

RAÍZES – Segundo a Sociedade Ucraniana do Brasil, 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles moram nos municípios da Região Central do Estado, como Prudentópolis, Ivaí, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, pouco mais de 80% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o presidente do Conselho Regional da Região de Dnipropetrovsk, Prygunov Hlib Oleksandrovych; o cônsul honorário do Brasil em Dnipropetrovsk, Vasilenko Oleg Viktorovych; o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; o fundador da Agência “World of Education” de recrutamento para estudantes estrangeiros, Almatrabii Ashraf S.S, e o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.

 

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Geni de Lurdes Lemos Martins aos 57 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Júlio César Mosquer.
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 21,9 mil vagas
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná