GUARAPUAVA É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO PARANÁ A INSTALAR CONTENTORES SUBTERRÂNEOS PARA A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

26 de abril de 2018 às 18:17

Guarapuava mais um vez se destaca na área do meio ambiente e se torna o primeiro município do Estado e o segundo da região Sul do Brasil a instalar lixeiras subterrâneas.

A tecnologia inovadora promete uma coleta mais prática e eficiente dos resíduos sólidos. Na manhã desta terça-feira (25), a primeira das 12 unidades começou a ser instalada na Praça Cleve no Centro.

Os investimentos chegam a R$ 1 milhão com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Estamos falando da maior tecnologia existente atualmente para a coleta de resíduos sólidos.

Os contentores subterrâneos são práticos, contemporâneos e seguros. Com um design inovador, nossas praças, calçadão e demais locais do Centro serão ainda mais valorizados, pois as lixeiras se adequarão ao ambiente, sem afetar as belezas naturais dos locais.

Toda essa novidade reafirma Guarapuava como uma cidade moderna e inovadora”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri filho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os contentores consistem em uma estrutura metálica abaixo do solo, que ficará imperceptível.

“Quem passar pelos locais que os contentores estão instalados encontrarão apenas as lixeiras para depósito dos resíduos.  Optamos implantar os contentores em locais com alto fluxo de pessoas e comércios, como restaurantes, lanchonetes entre outros, justamente pelo grande volume de lixo produzidos e descartados incorretamente.

A coleta será mecanizada com caminhões adaptados que farão a coleta dos resíduos diariamente. Além disso, vamos realizar um ação de educação ambiental com todos os empresários e comerciantes da área, para conscientizá-los sobre o uso e descarte correto desses resíduos”, explicou Celso Araújo.

De acordo com o engenheiro civil da Surg, Fabiano Ferreira da Silva, os locais contemplados são as ruas XV de Novembro; Saldanha Marinho; Guaíra e a região do bairro Santa Cruz, próximo a Faculdade Campo Real e Unicentro.

“A instalação da primeira lixeira iniciou hoje com a escavação do espaço que abrigará o contentor. Segundo o cronograma, as instalações serão feitas  em três partes.

A primeira fase será concluída em quinze dias”, esclareceu Fabiano, acrescentando que o projeto foi estudado por um ano, com a realização cálculos, estudos de viabilidade e visitas técnicas em grandes capitais que já possuem o sistema.

 

Prudentópolis
33º
Tempo nublado
Ponta Grossa
27º
Tempo nublado
Guarapuava
28º
Tempo nublado
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
34º
Parcialmente nublado
União da Vitória
30º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do senhor Miro Stefanovicz aos 86 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da sra Amelia Horodenski aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Elias Saplak aos 91 anos.
  • Convite para missa de 7° dia de falecimento
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • UTFPR Guarapuava oferece 162 vagas no Vestibular de Inverno
  • Paraná deve produzir 21,12 milhões de toneladas de grãos na safra de verão 2023/2024
  • Novo Posto Avançado do Detran-PR em Pontal do Paraná já está em funcionamento
  • Alunos da rede estadual se engajam no combate à dengue no Paraná
  • Sanepar retira 355 toneladas de lixo das praias e bate recorde de produção de água
  • Bispos do PR visitam Itaipu e ressaltam parcerias sociais da usina com a Cáritas, vinculada à Igreja Católica