GUARAPUAVA É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO PARANÁ A INSTALAR CONTENTORES SUBTERRÂNEOS PARA A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

26 de abril de 2018 às 18:17

Guarapuava mais um vez se destaca na área do meio ambiente e se torna o primeiro município do Estado e o segundo da região Sul do Brasil a instalar lixeiras subterrâneas.

A tecnologia inovadora promete uma coleta mais prática e eficiente dos resíduos sólidos. Na manhã desta terça-feira (25), a primeira das 12 unidades começou a ser instalada na Praça Cleve no Centro.

Os investimentos chegam a R$ 1 milhão com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Estamos falando da maior tecnologia existente atualmente para a coleta de resíduos sólidos.

Os contentores subterrâneos são práticos, contemporâneos e seguros. Com um design inovador, nossas praças, calçadão e demais locais do Centro serão ainda mais valorizados, pois as lixeiras se adequarão ao ambiente, sem afetar as belezas naturais dos locais.

Toda essa novidade reafirma Guarapuava como uma cidade moderna e inovadora”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri filho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os contentores consistem em uma estrutura metálica abaixo do solo, que ficará imperceptível.

“Quem passar pelos locais que os contentores estão instalados encontrarão apenas as lixeiras para depósito dos resíduos.  Optamos implantar os contentores em locais com alto fluxo de pessoas e comércios, como restaurantes, lanchonetes entre outros, justamente pelo grande volume de lixo produzidos e descartados incorretamente.

A coleta será mecanizada com caminhões adaptados que farão a coleta dos resíduos diariamente. Além disso, vamos realizar um ação de educação ambiental com todos os empresários e comerciantes da área, para conscientizá-los sobre o uso e descarte correto desses resíduos”, explicou Celso Araújo.

De acordo com o engenheiro civil da Surg, Fabiano Ferreira da Silva, os locais contemplados são as ruas XV de Novembro; Saldanha Marinho; Guaíra e a região do bairro Santa Cruz, próximo a Faculdade Campo Real e Unicentro.

“A instalação da primeira lixeira iniciou hoje com a escavação do espaço que abrigará o contentor. Segundo o cronograma, as instalações serão feitas  em três partes.

A primeira fase será concluída em quinze dias”, esclareceu Fabiano, acrescentando que o projeto foi estudado por um ano, com a realização cálculos, estudos de viabilidade e visitas técnicas em grandes capitais que já possuem o sistema.

 

Prudentópolis
24º
Tempo nublado
Ponta Grossa
23º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet