Comunidades do interior de Irati recebem 470 toneladas de calcário

3 de maio de 2018 às 19:49

Na quinta-feira (26), a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a distribuição de 174 toneladas de calcário em três comunidades do interior. A parceria entre o município, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) totalizou a entrega de 784 toneladas que beneficiaram 48 propriedades iratienses. Esta iniciativa faz parte do Programa de Conversação de Solo e Água em propriedades rurais, também chamado de microbacia.

Desde 2016, a equipe da Secretaria de Agricultura de Irati está trabalhando com o programa nas comunidades de Volta Grande, Mato Queimado e Campina dos Gonçalves Junior. “Primeiro, fazemos um estudo das localidades junto com os moradores e, depois, aplicamos o projeto. Na etapa um, havia sete metas a serem cumpridas relacionadas às necessidades da microbacia. E, nesta segunda, como tinha recursos financeiros, ampliamos e distribuímos calcário para mais 17 propriedades, totalizando 48 atendimentos”, relatou o técnico agrícola, Osnei Abel Lopes.

O município recebeu R$366 mil de recursos do governo do estado para a realização deste programa, que ainda engloba a aquisição de mantas geomembranas para bovinocultura do leite – tratamento dos dejetos e, ainda, nove propriedades receberão tratamento de esgoto doméstico. O programa será finalizado no mês de junho.

PRODUTORES APROVAM

A utilização do calcário tem o objetivo de melhorar a qualidade da produção agrícola do município. “Estamos muito contentes com o resultado deste trabalho. Só na distribuição de calcário, conseguimos fazer uma média de 10 toneladas por produtor”, destacou, Raimundo Gnatkowski, secretário de Agricultura, pois, para ele, a terra permanecerá cuidada para a produção.

“Para nós, é muito importante este calcário que vem de graça e nós só entramos com a mão de obra”, disse o agricultor, Sidnei França, que recebeu 10 mil quilos. José Renato de Ramos, produtor de Volta Grande, também ficou contente com este benefício. “Foi muito bom para nós, agricultores, pois veio em uma hora que a gente precisa para preparar o terreno”. Ele também enalteceu a instalação de um abastecedouro na sua região, que é compartilhado por toda a comunidade. “O recebimento do calcário é uma boa para nós porque está beneficiando os pequenos produtores”, salientou Luiz de Paula Cordeiro.

Próxima microbacia será em Arroio Grande

O município já trabalha com a Emater e Seab em um novo plano de trabalho que será desenvolvido com os produtores de Arroio Grande com cerca de R$210 mil de recursos. O diagnóstico já foi feito junto à comunidade e o trabalho de campo deve iniciar no ano que vem.

 

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Parcialmente nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing