Clima seco interfere na safra de trigo do Paraná

6 de maio de 2018 às 07:54

Foto: Reprodução Internet

No Paraná, o plantio da safra de grãos 2017/18 está atrasado devido ao clima seco, que agravou-se durante o mês de setembro e que estava completando quase 40 dias sem chuvas regulares. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento está avaliando com muita cautela a estimativa de safra, que aponta para um volume de 23,2 milhões de toneladas para os grãos de verão, 8% inferior ao colhido na safra anterior.

O Deral (Departamento de Economia Rural), que acompanha mensalmente o desempenho da safra no Estado, acredita que haverá replantio de algumas lavouras a partir da primeira chuva que está sendo aguardada com muita expectativa para este final de semana.

Diante desse quadro climático, o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, alerta que quem cuida do solo, adota o plantio direto da forma correta, consegue maior proteção quando o clima enfrenta problemas como a adversidade atual.

Para o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, as notícias de regularização do clima traz uma nova dinâmica para esta safra que só poderá ser calculada com mais efetividade após esse evento climático. “Existem vários fatores que podem repercutir em função desse clima seco dos últimos 40 dias, entre eles o mais sério é a concentração do plantio”, disse.

Com isso, segundo ele, haverá uma concentração dos demais estágios de desenvolvimento das principais culturas como floração, frutificação, maturação e colheita, que poderá ser prejudicial se houver novos eventos climáticos daqui para frente, porque afeta as lavouras nas mesmas condições em várias regiões do Estado. “Há que se lembrar ainda que o atraso no plantio da safra de verão terá repercussões no plantio do milho segunda safra, pois foram perdidos praticamente 18 dias desde o dia 11 de setembro, que em condições normais poderia ter iniciado o plantio de soja”, acrescentou Simioni.

Fonte: AEN/PR

Prudentópolis
15º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
15º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
12º
Neblina
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Josiane Surek aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de André Luiz Surek aos 28 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sra. Margarida Dos Reis Rosa
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor João Groxko aos 73 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunica o falecimento do senhor Edeffonso Schuarts Cordeiro aos 67 anos de idade.
  • É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento do sr. Miguel Sosenenko aos 84 anos.
  • Paraná receberá Encontro Nacional de Bombeiras Militares em 2025
  • Estado põe imóveis e terrenos à venda em 5 municípios com valores a partir de R$ 146 mil
  • Sicredi atua em projeto que conecta crianças do Brasil e da Polônia
  • Governo do Estado participa da Feira Agropecuária de Cândido de Abreu
  • Confira o resultado da eleição dos novos conselheiros tutelares em Prudentópolis
  • Grave Acidente na BR 373 Mobiliza Equipe de Resgate em Prudentópolis, PR