UFPR vai produzir pinhas e pinhões gigantes

8 de maio de 2018 às 17:42

O incentivo ao plantio de Araucárias vai ganhar o apoio de gigantes. O Grupo de Estudos para Valorização da Araucária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está produzindo três mil mudas de araucária geneticamente selecionadas com pinhões e pinhas de tamanho acima o habitual.

São sete pinhas gigantes e pinhões com 18g – enquanto o tamanho normal tem 8g. As pinhas vieram de árvores localizadas no Rio Grande do Sul, que geram pinhas bem maiores do que as comuns, garantindo maior produtividade.

A qualidade é transmitida geneticamente para as descendentes, conforme já foi provado em estudos anteriores do grupo. “Estamos sempre à procura de indivíduos com características excepcionais, para que possamos disseminar essas propriedades. Essa é uma forma efetiva de incentivar o plantio e evitar a extinção da araucária”, explica o coordenador do grupo, professor Flávio Zanette. O grupo investiu R$ 1.500 na compra do material.

O professor acredita que o trabalho de venda e plantio de árvores com qualidades superiores pode levar a uma mudança no padrão dos pinhões comercializados em cerca de 30 anos. “Com o aumento da quantidade de árvores que gerem pinhões gigantes, esses terão melhores preços e maior procura no mercado, ou seja, tornarão a atividade econômica mais rentável”, completa.

As mudas advindas dos pinhões graúdos deverão estar disponíveis para venda em novembro deste ano. Já as mudas enxertadas das árvores das pinhas gigantes devem estar prontas para comercialização em 2019.

Colaboração UFPR

MASSA NEWS

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava