Cohapar entrega chaves de novas moradias na região central

11 de maio de 2018 às 10:15

Foto: Klaus / Cohapar

Quarenta e uma famílias de pequenos produtores rurais de Cândido de Abreu e Turvo, na região central do Paraná, receberam ontem quinta-feira (10) as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas por um trabalho integrado do Governo do Estado com o governo federal e as prefeituras, com investimentos que chegam a R$ 1,2 milhão.

Os imóveis possuem 47 metros quadrados e são divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço interna. Com os subsídios do poder público aplicados no projeto, cada família arcará com apenas 4% do valor de cada unidade, pago em quatro prestações de R$ 285 ao ano financiadas pelo Banco do Brasil.

TRABALHO INTEGRADO – A participação do Governo do Paraná na iniciativa envolve a assessoria técnica da Cohapar, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, acompanhamento e fiscalização das obras. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Emater também exercem um papel ativo no cadastramento, seleção e prestação de assistência às famílias durante todo o processo de construção das casas.

De acordo com o diretor de Serviços Governamentais da Cohapar, Alceu Swarowski, a política habitacional do Governo do Estado iniciada em 2011, que resultou no atendimento de mais de 13 mil famílias rurais com novas casas, será mantida e ampliada pela governadora Cida Borghetti.

“A oferta de condições dignas de moradia faz parte do processo de resgate social da população mais carente e esse é o entendimento da governadora, por isso vamos ampliar ainda mais as parcerias com os municípios e a União neste sentido”, afirmou.

CONTINUAR NO CAMPO – O produtor rural José Jarenczuk, de 58 anos, foi um dos beneficiados pela entrega de 30 casas em Cândido de Abreu. A precária casa de madeira onde ele morava com a mulher até o momento foi a única que ele conheceu como lar a vida toda.

Herdada dos pais após o casamento, a família passou por momentos difíceis na antiga residência. “Eu coloquei uns calços de madeira em baixo pra sustentar a casa e mesmo assim tinha dia que até dava medo ficar dentro com medo dela cair”, diz José. “A renda que a gente tira da produção de feijão e milho nunca foi suficiente pra reformar ou construir uma nova”, afirmou.

Emocionado com a perspectiva de mudança, José não tem planos de deixar a propriedade familiar. “Agora melhorou bastante a situação, ficou bem mais confortável e fácil de cuidar. Estou muito feliz aqui”.

INVESTIMENTOS EM HABITAÇÃO – Para Jerônimo do Rosário, prefeito de Turvo, onde foram entregues 11 unidades do programa, os investimentos em habitação rural são essenciais para o desenvolvimento econômico e social da população.

“Turvo possui um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma vocação agrícola, por isso é de fundamental importância que projetos como este, que melhoram a qualidade de vida dos agricultores familiares, continuem a acontecer”, afirmou. “Por isso, já estamos trabalhando em parceria com a Cohapar na viabilização de novos projetos para a construção de mais casas, tanto na cidade quanto no campo”, acrescentou o prefeito.

Fonte: AEN/PR

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias