Cida Borghetti autoriza criação do curso de Medicina na Unicentro

18 de maio de 2018 às 08:15

Foto: Jonas Oliveira/Governadoria

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Guarapuava, o decreto de criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na mesma solenidade, formalizou a posse do professor Décio Sperandio no cargo de secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso de medicina será ofertado no câmpus de Guarapuava, com 40 vagas. O início das atividades está previsto para 2019, em turno integral e com carga horária de 7.503 horas.

“O tão esperado curso de medicina é uma demanda de muitos anos solicitada por todos os municípios e discutida em conjunto. Este ato entra para a história acadêmica da Unicentro, Guarapuava e região possibilitando vagas importantes para formação de homens e mulheres que colocam seu conhecimento para salvar as pessoas. Um ato emblemático e que me dá uma grande alegria’, afirmou a governadora.­­­­­

Ela também lembrou da importância em descentralizar a saúde e oferecer atendimento de qualidade a todos os paranaenses. “Guarapuava é um polo de saúde bastante importante para toda a região. Daqui alguns dias vamos inaugurar o Hospital Regional, que será referência para um hospital-escola. Nós priorizamos a regionalização da saúde, fazendo com que as pessoas se desloquem menos e possam nas suas regiões ter acesso a saúde de qualidade”, disse.

A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de Medicina. Anualmente, são 240 vagas nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e Cascavel (Unioeste).

“Já formamos quase 5 mil médicos e este curso vai ser de fundamental importância para atender a população. A partir da oferta do curso será possível ampliar o número de profissionais nos pequenos municípios refletindo também no aumento da qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário Décio Sperandio.

O prefeito Cesar Silvestri Filho agradeceu o trabalho do Governo do Estado e afirmou que o curso dará um salto na qualidade de vida da população. “Esse curso vai representar melhorias para atender nossa população nesta área que é tão sensível e importante. Grandes centros urbanos possuem instituições ofertando o curso de medicina, é possível perceber claramente um ganho na prestação de serviços de saúde, seja pela formação de acadêmicos que começam a interagir com a comunidade nos seus últimos anos de formação e também residências médicas onde há atendimento de especialidades”, disse.

A Unicentro oferta 67 cursos de graduação, presenciais e a distância, 16 cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são mais de 11 mil alunos matriculados. Entre 2011 e 2017 foram criados 11 cursos na Unicentro.

Na área da saúde a Unicentro possui os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física e Medicina Veterinária. Eles ofertam serviços gratuitos à população.

Outro convênio importante da universidade é com o município de Guarapuava que disponibiliza para a comunidade a Farmácia Escola, com o fornecimento de medicamentos gratuitos.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a assinatura representa um marco no desenvolvimento educacional e social da região. “Vivemos de fato um momento muito especial com a conquista do Hospital Regional, do Hospital do Câncer e do Centro de Especialidades, e agora do curso de medicina da Unicentro. Todas as ações nas áreas da saúde foram a união de esforços, que possibilitou vivermos hoje a criação deste curso na Unicentro”, afirmou.

DÉCIO SPERANDIO – Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocupava o cargo de diretor geral e assume a pasta com o objetivo de continuar o trabalho de valorização do ensino superior do Paraná por meio das universidades estaduais.

“Uma honra muito grande poder assinar e efetivar a posse do professor Décio como secretário. Um profissional com capacidade de aglutinação, visão, devoção ao mundo acadêmico e da pesquisa. Com um histórico de serviços prestados nesta área como diretor geral da secretaria e com sua gestão na interinidade nesses últimos quarenta dias”, afirmou a governadora, que também ressaltou a secretaria como importante ferramenta para o desenvolvimento do estado.

“O ensino superior é de extrema importância para a formação, a pesquisa e o avanço do nosso estado, capacitando e formando homens e mulheres para o mercado de trabalho”, acrescentou.

Ao assumir a pasta, Sperandio agradeceu a confiança da governadora e afirmou que a secretaria continuará desenvolvendo programas e projetos para manter a qualidade do ensino.

“Vamos dar continuidade aos programas, projetos e ações porque são instrumentos para nós viabilizarmos as políticas públicas. Nós temos mais de 100 mil alunos no nosso sistema, 377 cursos de graduação, 83 cursos de doutorado e 180 cursos de mestrado. Faremos a manutenção deste sistema e a implementação de futuros programas”, afirmou o secretário.

Participaram da solenidade o deputado federal Alex Canziani, os deputados estaduais Bernardo Carli Filho, Cristina Silvestri e Artagão Júnior, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Júlio Felix, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, demais reitores, prefeitos e vereadores da região.

Fonte: AEN/PR

Guarapuava
10º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias
  • Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
  • Estado aumenta mapeamento nutricional da população e divulga hábitos alimentares
  • Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira em Pitanga
  • Paraná Recupera já beneficiou mais de 3.000 empresas; prazos encerram a partir deste mês
  • Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação