Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

“Dia do Sim’’ marcou a vida de 30 casais em Guamiranga.

25 de maio de 2018 às 18:31
Prestigiaram a referida cerimônia diversas autoridades locais e regionais, incluindo o Prefeito Municipal, Sr. Ângelo Machado do Nascimento, a Secretária Municipal de Saúde Rosana do Nascimento Fiuza, a Secretária De Assistência Social Vilma Maria Lucaski e as lideranças do IRPEN.
 

Momentos de grande emoção acontecerem no último dia 24/05/2018 em Guamiranga-PR. O “Dia Do Sim” marcou a história deste município e de trinta casais que, neste dia, oficializaram gratuitamente sua união em um evento inédito e inesquecível.

A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve o empenho da Secretária da referida pasta, Vilma Maria Lucaski, e de sua brilhante equipe.

No mês de Fevereiro de 2018 foi realizada, pela Assistência Social, a convocação aos possíveis interessados na oficialização de suas uniões estáveis. Compareceram e manifestaram-se casais de todas as classes sociais e regiões do município.

O Tabelionato de Notas e Registro Civil teve papel fundamental na concretização deste projeto, através de seu Agente Delegado Acir Gaspar De Campos, e da Substituta Isabella C. Malacário De Campos, que receberam as documentações e acionaram o IRPEN, Instituto Do Registro Civil Das Pessoas Naturais do Estado do Paraná. Este, por sua vez, prontamente incluiu o município de Guamiranga em seu programa intitulado “Dia Do Sim”, que percorre o estado com sua equipe realizando casamentos civis de forma gratuita.

Com data marcada, compromisso assumido e documentos encaminhados, partiu-se para o acerto dos detalhes. A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, com empenho de sua equipe, os preparativos para o evento, incluindo a organização e decoração do local escolhido (CTA), a maquiagem para as noivas, as lembrancinhas e presentes destinados aos casais e o coquetel que foi servido ao final do evento para os participantes, que brindaram com alegria este momento único em suas vidas.

Prestigiaram a referida cerimônia diversas autoridades locais e regionais, incluindo o Prefeito Municipal, Sr. Ângelo Machado do Nascimento, a Secretária Municipal de Saúde Rosana do Nascimento Fiuza, a Secretária De Assistência Social Vilma Maria Lucaski e as lideranças do IRPEN.

O “Dia Do Sim” é uma iniciativa do IRPEN com apoio do Funarpen (Fundo De Apoio Ao Registro Civil de Pessoas Naturais). A caravana “Dia Do Sim” conta inclusive com seu veículo próprio, um ônibus personalizado e dotado de toda estrutura necessária (incluindo equipamentos de som e multimídia) para realização destes eventos, chamados por muitos de “Casamentos Comunitários”. Até mesmo o registro em imagens da cerimônia foi feito por fotógrafo profissional, proporcionando uma lembrança indelével para os casais.

Com sua união oficializada e reconhecida, os casais ganham, além de um momento especial e de grande alegria, principalmente a dignidade e a inclusão social necessárias a diversos projetos de vida. Abrem-se portas para novas oportunidades e a realização de grandes sonhos.

Os nossos parabéns aos trinta casais e os nossos melhores votos de que estas novas famílias guamiranguenses, agora oficialmente constituídas, possam viver em plenitude e harmonia, contribuindo e participando ativamente da comunidade.