Governo e prefeituras confirmam criação de consórcio de saúde na região central

7 de junho de 2018 às 09:26

Foto:Jaelson Lucas / ANPr

A governadora Cida Borghetti e os prefeitos de 20 municípios do Centro do Paraná assinaram nesta quarta-feira (6) protocolo de intenção para a criação do consórcio de saúde da 5ª região. O consórcio administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está pronto e recebeu investimento de R$ 9,1 milhões do Governo do Estado.

O protocolo foi um passo fundamental para a consolidação do novo consórcio e o projeto segue agora para aprovação da Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores.

Cida Borghetti ressaltou que este é o primeiro consórcio de saúde do Paraná com a participação do Governo do Estado e que segue o modelo de regionalização da saúde. “Esta parceria com os municípios demonstra o modelo que adotamos de regionalização da saúde, que possibilita avanços e amplia o acesso às políticas públicas na área”, afirmou a governadora. “A meta da nossa gestão é estruturar a saúde nas cidades para que os pacientes não precisem viajar longas distâncias para buscar atendimento”, completou.

Além da parceria na administração do consórcio, o Governo arcará com 50% das despesas de custeio do Centro de Especialidades de Guarapuava.

MUNICÍPIOS – Formam o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Siãmo, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

O projeto prevê também que esses municípios tenham cooperação técnica para a prestação de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar, serviços de saúde mental.

PRIMEIRA ETAPA – De acordo com o secretário estadual da Saúde, Luiz Carlos Nardi, a proposta futura é ampliar o consórcio para a administração do Serviço Integrado de Saúde Mental e do Centro de Especialidades Odontológicas. “Esta é a primeira etapa do projeto de coparticipação financeira que pode ser levado para as outras unidades, inclusive para uma regionalização do SAMU em Guarapuava”, disse.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, explicou que o consórcio da 5 região unirá outros quatro já existentes, o que diminuirá os custos administrativos e ampliará os serviços ofertados. “Este governo rompeu o isolamento da região central e Centro-Oeste. Os serviços de especialidades que hoje são oferecidos na capital teremos mais perto das cidades e com um custo aos municípios quatro vezes menor”, disse.

CENTRO DE ESPECIALIDADES – O Centro de Especialidades de Guarapuava deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Neblina
Londrina
16º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra