Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Cida participa da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava

9 de junho de 2018 às 11:01
A prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na obra, que tem uma área construída de 1.140 metros quadrados e capacidade para 320 pessoas. A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra prestaram apoio técnico para a construção do espaço.

A governadora Cida Borghetti participou nesta sexta-feira (8) da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava, na região Central do Estado. Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Ricardo Castro, da Orquestra Sinfônica da Bahia, marcou a inauguração do novo espaço cultural do Paraná. Neste sábado (9), o Balé Teatro Guaíra abre o espetáculo Carmem.

Cida Borghetti ressaltou que todo o Estado ganha com este novo teatro. “Inaugurar um teatro em uma cidade histórica e emblemática do Paraná, como Guarapuava, que preserva sua cultura e história, representa um resgate cultural e artístico para todo o Estado”, disse a governadora. “Por aqui vão passar inúmeros artistas, peças teatrais e espetáculos que vão inspirar e despertar na sociedade o gosto pela cultura. Além disso, novos talentos podem sair deste palco para o mundo”, afirmou.

A prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na obra, que tem uma área construída de 1.140 metros quadrados e capacidade para 320 pessoas. A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra prestaram apoio técnico para a construção do espaço.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO – O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, afirmou que o espaço vai atuar na formação de público e de novos talentos no município. O teatro aproveitou a estrutura da primeira sede da prefeitura e foi construído no terreno da Escola Municipal Antônio Lustoza, que vai aproveitar o espaço para oferecer aulas de teatro para seus alunos.

“Era uma obra aguardada há décadas por toda a cidade. É certamente um dos teatros mais modernos do Estado, e o Paraná ganha mais um palco adequado para receber grandes eventos culturais”, disse o prefeito. “É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público. E ele também nasce com a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas”, afirmou.

O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, disse que o espaço vai funcionar como um polo cultural no interior do Estado. “Qualquer teatro que é aberto se torna um gerador, um polo de cultura”, disse. Segundo ele, esta é uma região muito forte, que cresce muito e que vai ganhar muito com a inauguração do teatro. “Vamos criar uma ponte, uma ligação direta entre o Governo do Estado e a prefeitura para que possamos crescer cada vez mais com a cultura”, acrescentou.

ESTRUTURA — Com amplo palco, isolamento acústico e iluminação especial, além de acessibilidade, o espaço será um dos mais modernos teatros do Estado. Atualmente, os espetáculos artísticos de Guarapuava são exibidos no miniteatro da Unicentro.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o ex-governador Beto Richa; a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy; o reitor da Unicentro, Nelson Aldo Bona; o deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Bernardo Ribas Carli.