Cida participa da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava

9 de junho de 2018 às 11:01

A governadora Cida Borghetti participou nesta sexta-feira (8) da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava, na região Central do Estado. Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Ricardo Castro, da Orquestra Sinfônica da Bahia, marcou a inauguração do novo espaço cultural do Paraná. Neste sábado (9), o Balé Teatro Guaíra abre o espetáculo Carmem.

Cida Borghetti ressaltou que todo o Estado ganha com este novo teatro. “Inaugurar um teatro em uma cidade histórica e emblemática do Paraná, como Guarapuava, que preserva sua cultura e história, representa um resgate cultural e artístico para todo o Estado”, disse a governadora. “Por aqui vão passar inúmeros artistas, peças teatrais e espetáculos que vão inspirar e despertar na sociedade o gosto pela cultura. Além disso, novos talentos podem sair deste palco para o mundo”, afirmou.

A prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na obra, que tem uma área construída de 1.140 metros quadrados e capacidade para 320 pessoas. A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra prestaram apoio técnico para a construção do espaço.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO – O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, afirmou que o espaço vai atuar na formação de público e de novos talentos no município. O teatro aproveitou a estrutura da primeira sede da prefeitura e foi construído no terreno da Escola Municipal Antônio Lustoza, que vai aproveitar o espaço para oferecer aulas de teatro para seus alunos.

“Era uma obra aguardada há décadas por toda a cidade. É certamente um dos teatros mais modernos do Estado, e o Paraná ganha mais um palco adequado para receber grandes eventos culturais”, disse o prefeito. “É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público. E ele também nasce com a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas”, afirmou.

O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, disse que o espaço vai funcionar como um polo cultural no interior do Estado. “Qualquer teatro que é aberto se torna um gerador, um polo de cultura”, disse. Segundo ele, esta é uma região muito forte, que cresce muito e que vai ganhar muito com a inauguração do teatro. “Vamos criar uma ponte, uma ligação direta entre o Governo do Estado e a prefeitura para que possamos crescer cada vez mais com a cultura”, acrescentou.

ESTRUTURA — Com amplo palco, isolamento acústico e iluminação especial, além de acessibilidade, o espaço será um dos mais modernos teatros do Estado. Atualmente, os espetáculos artísticos de Guarapuava são exibidos no miniteatro da Unicentro.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o ex-governador Beto Richa; a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy; o reitor da Unicentro, Nelson Aldo Bona; o deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Bernardo Ribas Carli.

Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
26º
Parcialmente nublado
Guarapuava
25º
Tempo nublado
Curitiba
24º
Parcialmente nublado
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto