O Batalhão de Polícia Ambiental, em data de 12 de junho, através de uma equipe do Posto de Polícia Ambiental de Segredo, em atendimento a denúncia, deslocou até a área rural do município de Pinhão e constatou o corte isolado de 05 pinheiros (araucária angustifólia), espécie da flora ameaçada de extinção no Paraná.
Encontram-se armazenadas no local 09 toras, totalizando 3,240 metros cúbicos. Os pinheiros foram cortados na margem de floresta em estágio médio e avançado de regeneração de vegetação secundária, do bioma mata atlântica.
Foi constatado ainda o armazenamento de 32 palanques de imbuia de 2,00×0,10×0,10, totalizando 0,640 metros cúbicos. A área, em questão, já foi fiscalizada anteriormente e segundo informações foi identificado o proprietário.
No dia seguinte a equipe retornou ao local e dando continuidade a fiscalização, foram constatados mais 03 cortes isolados de pinheiro (araucária angustifólia) e o corte isolado de 06 imbuias (ocotea porosa) as quais foram derrubas e desdobradas no local.
Não haviam pessoas nem veículos no local no momento da fiscalização. Serão encaminhados Ofícios para a Delegacia de Polícia Civil de Pinhão e ao IAP de Guarapuava para as medidas cabíveis.