Ipem/PR finaliza Operação Gás Total no Paraná

20 de junho de 2018 às 17:58

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná finalizou a Operação Gás Total com a verificação de 2.472 unidades de Gás Liquefeito de Petróleo no Estado, em 100 estabelecimentos que comercializam o produto. Foram lavrados sete autos de infração por falta quantitativa do produto, representando 4,8% do total de itens fiscalizados, e um auto de infração por irregularidade na embalagem do produto (valor da tara não legível).

Os exames dos produtos foram realizados pelos fiscais das Regionais de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, e da sede em Curitiba, entre os dias 16/04 a 25/05. Os produtos fiscalizados foram Gás L.P P-13, P-20, P-8, e P-45. O maior erro quantitativo médio encontrado foi de 12.720g no Gás L.P. P-13.

O presidente do Ipem/PR, Oliveira Filho, alerta os consumidores, “que devem ficar atentos para itens como a inviolabilidade do lacre e em caso de dúvidas, solicitar a pesagem dos botijões na revenda, lembrando que a população será sempre nosso maior fiscal”, destacou o presidente Oliveira.

Segundo o gerente de Pré-Medidos do Ipem/PR, Sérgio Camargo, o Gás L.P., “estes são produtos fiscalizados pelo setor no que diz respeito ao quantitativo. Assim, se um botijão indicar que possui 13 kg, assim deve ser o seu conteúdo. Se estiver fora das tolerâncias legais, deve ser reprovado”, disse o gerente Camargo. Caso seja constatada a irregularidade, o detentor da marca que fornece o produto para a revendedora pode ser penalizado com multa que pode ultrapassar R$ 1,5 milhão.

De olho no peso – Todo botijão deve ter gravado o peso do recipiente (tara) que pode variar de uma marca de gás para outra. O peso bruto do botijão deve corresponder à tara mais o quantitativo do gás que pode variar de 8 kg, 13 kg, 20 kg ou 45 kg.

O consumidor deve ficar atento. Além do peso, é muito importante o consumidor sempre atentar quando comprar botijões, mangueiras e reguladores de gás se estes possuem a marca de certificação da conformidade do produto. No caso de botijões a orientação é para adquirir o produto em distribuidores ou revendedores autorizados e caminhões das próprias empresas.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Assessoria de Comunicação do Ipem/PR

Prudentópolis
16º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo nublado
União da Vitória
17º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. João Wilka Gonçalves
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Jorge Antonio
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Spachuka Demenjon
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Evaristo Pontarolo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • Porco Moura: como o Paraná salvou a raça de carne sinônimo de maciez e suculência
  • Clube de Tiro Irati: 2024 foi um ano de conquistas históricas com resultados expressivos
  • PRF apreende mais de uma tonelada de maconha na BR-277, escondidos em paletes de madeira, em Guarapuava
  • Morre Maria Ossowski Durski, mãe do empresário Junior Durski, aos 87 anos
  • Evento “Mulheres Fortes, Comunidades Fortalecidas” é realizado na comunidade de Barra Bonita
  • Gabinete da Primeira-Dama Beatriz Aparecida Klosowski, é inaugurado em Prudentópolis