Com gols nos acréscimos do segundo tempo, Brasil vence jogo sofrido contra a Costa Rica

22 de junho de 2018 às 11:51

A seleção brasileira sofreu muito, mas venceu a Costa Rica por 2 a 0 e deu passo importante para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Os dois gols da vitória foram marcados apenas nos acréscimos do segundo tempo, com Philippe Coutinho e Neymar.

O jogo ficou marcado também pela polêmica envolvendo o árbitro Bjorn Kuipers. Quando a partida estava 0 a 0, Neymar caiu dentro da área após lance com o zagueiro González e a arbitragem marcou a penalidade máxima. Porém, o holandês voltou atrás após consultar o vídeo e anulou o lance.

Quando parecia que a situação do Brasil ficaria complicada na Copa do Mundo, os craques do Brasil decidiram a favor na reta final. Primeiro, Philippe Coutinho aproveitou lance dentro da área e aliviou a pressão em cima do time brasileiro. Já no último lance, Neymar recebeu cruzamento da direita e confirmou a vitória.

Com o resultado, o Brasil chega a quatro pontos na Copa do Mundo e está próximo da classificação para as oitavas de final. Para avançar em primeiro, sem depender de nenhum outro resultado, a seleção brasileira precisa vencer a Sérvia, na próxima quarta-feira (26), às 15h (horário de Brasília), em Moscou.

O jogo

A seleção brasileira encarou uma forte marcação da Costa Rica desde o primeiro minuto e Neymar mais uma vez foi o jogador mais visado pelo adversário. Com bola rolando, o Brasil levou perigo pela primeira vez em chute de Philippe Coutinho que mandou por cima do gol.

Assim como aconteceu na estreia, a maioria das jogadas brasileiras foi pelo lado esquerdo com Marcelo e Neymar. As outras duas chances de marcar do Brasil foram justamente com o lateral-esquerdo. Primeiro, o camisa 12 arriscou chute da entrada da área e mandou próximo da trave. Depois, chutou sem muita força e facilitou a vida do goleiro Navas.

O técnico Tite mudou no intervalo com a entrada de Douglas Costa na vaga do apagado Willian. Porém, não foi apenas no ataque que o Brasil mudou. A postura foi outra no segundo tempo e a seleção cresceu na partida para tentar abrir o marcador.

Após jogada dentro da área, a defesa recuou e Navas tirou de qualquer jeito. O rebote ficou nos pés de Fagner, que tentou cruzamento para Neymar, mas a zaga afastou a bola. Na sequência, a pressão continuou e Gabriel Jesus mandou, de cabeça, no travessão.

Ao contrário da etapa inicial, a seleção também jogou pelo lado direito para tentar passar pela retranca costarriquenha. Quando conseguiu, a bola parou no goleiro Navas, que salvou duas vezes em chutes de Neymar e Philippe Coutinho.

Outra aposta de Tite para furar a retranca da Costa Rica foi a entrada de Roberto Firmino na vaga de Paulinho. Mesmo com dois jogadores de referência, a bola pouco chegou no meio da área e o Brasil só levou perigo após uma falha da defesa adversária. Neymar ficou com a sobra, avançou em velocidade e a bola passou muito perto da trave.

No lance de maior polêmica da partida, Neymar caiu na área e o árbitro marcou a penalidade. Porém, após consultar o vídeo, ele anulou para revolta dos jogadores brasileiros. Os brasileiros seguiram nervosos em campo e Neymar e Philippe Coutinho receberam cartão amarelo.

Quando a partida encaminhava para terminar empatada, o Brasil conseguiu tirar o zero do placar nos acréscimos. A bola sobrou para Philippe Coutinho dentro da área e o camisa 11 chutou com força para o fundo das redes. Já no último lance, Neymar recebeu cruzamento de Douglas Costa e ampliou a vitória brasileira.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2X0 COSTA RICA

Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (RUS).
Data: Sexta-feira, 22 de junho de 2018.
Horário: 09h (horário de Brasília).
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL).
Assistentes: Sander Van Roekel (HOL) e e Erwin Zeinstra (HOL).
Árbitro de vídeo: Danny Makkelie (HOL).

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho (Roberto Firmino), Philippe Coutinho, Willian (Douglas Costa) e Neymar; Gabriel Jesus (Fernandinho).
Técnico: Tite.

Costa Rica: Navas; Óscar Duarte, González e Acosta; Gamboa (Calvo), Celso Borges, Guzmán (Tejeda), Bryan Ruíz, Venegas e Oviedo; Urenã (Bolaños).
Técnico: Óscar Ramirez.

Cartões amarelos: Neymar e Philippe Coutinho (BRA); Acosta (CRC).
Gols: Philippe Coutinho (BRA), aos 45′ do segundo tempo, e Neymar (BRA), aos 50′ do segundo tempo.

FONTE BANDA B

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Tempo limpo
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias