111 anos de Irati terá festas, cerimônias, homenagens e obras

25 de junho de 2018 às 18:37

Está se aproximando o período festivo que comemora os 111 anos de emancipação política de Irati, que marca o dia 15 de julho.

Dentro do calendário oficial de eventos constam festa junina, jantar em comemoração aos 45 anos do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, entregas de títulos de cidadãos honorários e cidadã benemérita, missa em Ação de Graças, campeonato de Crossfit, festa de São Pedro, Rodeio Crioulo, bailes

fandangueiros e show gratuito ao público, entre outros eventos.

Da programação também fazem parte Ato Cívico, Culto Ecumênico, inaugurações de obras, Concurso de Coros, Festival de Rock, Corrida de São Cristóvão, Festa de São Cristóvão, festas do Agricultor na cidade e no interior e tratoraço, entre vários outros eventos.

A comissão organizadora dos festejos e do 30º Rodeio Crioulo de Integração vem recebendo o apoio de empresas e entidades que dão importante sustentação à realização dos diversos eventos e de sua divulgação. Entre os parceiros estão a concessionária de rodovias Caminhos do Paraná, a Fosforeira Brasileira (Fobras), Caixa Econômica Federal e Frigorífico Thoms, entre outros colaboradores.

30º Rodeio de Irati vai movimentar cidade e região

O carro-chefe da programação festiva de aniversário de Irati é, sem dúvida, o 30º Rodeio de Irati, que este ano acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho. As invernadas artísticas e campeiras, que acontecem no Centro de Tradições Willy Laars, bem como os demais atrativos, prometem reunir um público ainda maior que o de 2017.

O evento realizado pela Prefeitura e CTGs locais resgatou no ano passado a imagem da grande festa regionalista iratiense, reunindo nos três dias cerca de 80 mil pessoas.

Baile de Patrão trará músico renomado

Este ano, para o Baile de Patrão e que é também o de aniversário do município, na sexta-feira (13), às 23h, virá a Irati Paulinho Mocelin e Grupo Coração de Gaiteiro. O secretário de Cultura de Irati, Sidnei Jorge, responsável pelo evento, comenta que se trata de um grupo essencialmente regionalista. “É música sulina da melhor qualidade. Como músico, o Paulinho já tem muitos anos de estrada. É um artista renomado. É cantor, compositor e exímio instrumentista”.

O baile será realizado no Clube Polonês (SBCI), e mesas podem ser adquiridas pelos telefones 9 9143 0981 e 3907 3158. O preço é de R$ 200 a mesa para quatro pessoas, com direito à aquisição de, no máximo, uma banqueta adicional por mesa.

Atração inédita na região fará show aberto ao público

Outro ponto alto será o show ao ar livre e de ingresso livre para o público, que acontecerá no sábado (14), no palco principal do CT Willy Laars, às 22h.

Pela primeira vez na região, Mano Lima fara apresentação única em Irati. “É um artista que há muitos anos o movimento tradicionalista local gostaria de tê-lo. Ele representa legitimamente a essência do gaúcho e de sua música”, comenta o secretário. Ele acrescente que era um show que há muito tempo era esperado e, com a anuência do prefeito Jorge Derbli, foi possível ser trazido este ano. “O prefeito Derbli acredita que a população merece um show gratuito deste nível”, acrescenta Sidnei.

Park Dance complementa programação fandangueira

A casa de espetáculos Park Dance também é uma empresa parceira, que promove eventos que enriquecem a programação do aniversário de Irati há muitos anos.

No sábado (14), o Baile de Rodeio começa, naquele espaço, às 23h, com animação do Grupo Marcação. “É uma banda forte, muito jovem, dinâmica, e muito ‘pra’ cima. É um baile-show, na verdade, com grande estrutura de som, músicos e iluminação”, destaca Jorge.

A domingueira, no dia 15, terá como atração o Grupo Candeeiro, e começa às 19h30. Sobre o grupo, o secretário enaltece que “são pelo menos 20 anos de estrada. A banda foi formada por dois dissidentes do grupo Os Serranos e seus bailes são sempre muito procurados”.

Informações sobre os eventos no Park Dance podem ser obtidas pelo telefone 3132 0201.

Programação começa com festa junina neste sábado (30)

O aniversário de Irati inicia com festa junina no centro da cidade.

Neste sábado (30), a partir das 14h, a Rua da Cidadania será mais uma vez palco de apresentações das escolas da rede municipal de Educação. Além dos números artísticos tradicionais, também haverá comercialização de comidas típicas.

Primeira semana do aniversário terá eventos cívicos e religiosos

A primeira semana de julho, trará uma programação de aniversário voltada para eventos cívicos, festivos e religiosos.

Na segunda-feira (02), às 19h, haverá Sessão Solene da Câmara Municipal para entrega de título de Cidadão Honorário ao Bispo Dom Mário Spak, e ao Padre Nelson Bueno da Silva.

Quinta-feira, dia 05 de julho, será realizada Missa em Ação de Graças concelebrada e presidida pelo Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz.

Sexta-feira (06), às 19h30, acontecerá jantar em comemoração aos 45 anos do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva. O local será a Churrascaria Italiano e o convite é por adesão. Informações pelos telefones 3423 2511 e

3423 2381.

No sábado (07), acontecerá um evento também inédito que é o Campeonato Iratiense de Crossfit, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha, com início às 14h.

Também no sábado (07) e se estendendo a domingo (08), será realizada a edição de número 70 da tradicional Festa de São Pedro, no Distrito de Guamirim. A abertura da festa será às 17h de sábado, com a 3ª costelada fogo de chão, animação de Trio de Ferro e banda e show com grupo Som Sertanejo. No domingo haverá missa, cavalgada, almoço com churrasco, super bingo e show com o grupo Atrevidos da Vaneira. Informações pelo telefone 9 9911 0779.

A programação completa do aniversário de Irati pode ser consultada no portal do município em www.irati.pr.gov.br ou no Facebook da Prefeitura.

 

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
10º
Tempo limpo
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias