Na tarde desta sexta-feira (29), em Prudentópolis, aconteceu o lançamento do projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa, um projeto da deputada Leandre Dal Ponte inspirado em um programa de mesmo nome realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em vários lugares do mundo. O lançamento do projeto aconteceu em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Prudentópolis.
Além da deputada, participaram do evento o vereador e presidente do Partido Verde de Prudentópolis, Anderson Alexandre Lemos, a vereadora Carina Gasparin Rampi, Jailson Kuhn, Cesar Augusto Schirlo, Elzevir Saviski. O evento contou com uma palestra de Scheila Fabiane de Quadros, professora da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste).
Durante o encontro, a deputada falou sobre o programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa e a necessidade de investir na cidade para transformar Pato Branco em um ambiente acolhedor das alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento. Ela também deu o exemplo do município de Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, que há poucos dias foi certificado pela OMS. Pato Branco é o terceiro município do Brasil e único do Paraná a conseguir o certificado.
Para aderir ao programa, o município precisa cumprir requisitos exigidos pela Organização Mundial da Saúde. Entre eles, apresentar um Plano de Trabalho contendo ações, metas e prazos de execução e um Termo de Compromisso pelo prefeito municipal. Este plano de trabalho precisa estar de acordo com os oito eixos do projeto: espaços abertos e prédios; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.
“Nosso trabalho está apenas começando. Conseguimos a certificação para o município de Pato Branco, mas nosso sonho é levar este programa para os outros 398 municípios do Paraná. Por isso, este evento em Prudentópolis, hoje, é tão importante”, comentou a deputada.
Cidade Amiga do Idoso
O Cidade Amiga do Idoso é um projeto que movimenta várias frentes, tanto no Paraná quanto no Brasil, para garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.
Uma cidade Amiga do Idoso faz com que esse processo, que é inevitável, torne-se uma oportunidade para a saúde, participação e segurança, melhorando a qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.
Rafael H. Barzotto
Assessoria de Imprensa Deputada Leandre (PV-PR)
E-mail: [email protected]
Fones (41) 2112-3747