Projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa é lançado em Prudentópolis

29 de junho de 2018 às 18:15

Na tarde desta sexta-feira (29), em Prudentópolis, aconteceu o lançamento do projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa, um projeto da deputada Leandre Dal Ponte inspirado em um programa de mesmo nome realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em vários lugares do mundo. O lançamento do projeto aconteceu em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Prudentópolis.

Além da deputada, participaram do evento o vereador e presidente do Partido Verde de Prudentópolis, Anderson Alexandre Lemos, a vereadora Carina Gasparin Rampi, Jailson Kuhn, Cesar Augusto Schirlo, Elzevir Saviski. O evento contou com uma palestra de Scheila Fabiane de Quadros, professora da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste).

Durante o encontro, a deputada falou sobre o programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa e a necessidade de investir na cidade para transformar Pato Branco em um ambiente acolhedor das alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento. Ela também deu o exemplo do município de Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, que há poucos dias foi certificado pela OMS. Pato Branco é o terceiro município do Brasil e único do Paraná a conseguir o certificado.

Para aderir ao programa, o município precisa cumprir requisitos exigidos pela Organização Mundial da Saúde. Entre eles, apresentar um Plano de Trabalho contendo ações, metas e prazos de execução e um Termo de Compromisso pelo prefeito municipal. Este plano de trabalho precisa estar de acordo com os oito eixos do projeto: espaços abertos e prédios; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.

“Nosso trabalho está apenas começando. Conseguimos a certificação para o município de Pato Branco, mas nosso sonho é levar este programa para os outros 398 municípios do Paraná. Por isso, este evento em Prudentópolis, hoje, é tão importante”, comentou a deputada.

Cidade Amiga do Idoso

O Cidade Amiga do Idoso é um projeto que movimenta várias frentes, tanto no Paraná quanto no Brasil, para garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.

Uma cidade Amiga do Idoso faz com que esse processo, que é inevitável, torne-se uma oportunidade para a saúde, participação e segurança, melhorando a qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.

 

Rafael H. Barzotto

Assessoria de Imprensa Deputada Leandre (PV-PR)

E-mail: [email protected]

Fones (41) 2112-3747

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural