Governadora anuncia recursos para o restauro da igreja de São Josafat

1 de julho de 2018 às 21:30

A Copel e a Sanepar vão destinar R$ 1.160,144,00 , por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, para o restauro da Igreja de São Josafat, em Prudentópolis, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti, que visitou a igreja neste domingo (1/7).

Em estilo bizantino, a paróquia ucraniana foi construída na década de 1920 e é uma das atrações do município do Centro-Sul do Paraná. Prudentópolis abriga a maior comunidade ucraniana do Brasil e está no roteiro nacional do turismo religioso e de natureza.

Cida ressaltou a importância do turismo para fortalecer o desenvolvimento regional e destacou a vocação de Prudentópolis para o setor. “É uma cidade que abriga o turismo religioso com suas igrejas de estilo ucraniano e também é um local procurado para o turismo de natureza e de aventura, com o Salto São João e as belas cachoeiras”, afirmou.

A IGREJA – São mais de 200 igrejas latinas e ucranianas na cidade. Na igreja de São Josafat é seguido o rito católico oriental.  De acordo com o site do Departamento do Patrimônio Cultural do Estado, a igreja de São Josafat é a matriz das igrejas ucranianas do Brasil.

Ela possui em seu interior um conjunto de artes sacras, com destaque para o famoso Ikonostas, que é a coleção de ícones de madeira representando a vida de Nossa Senhora e dos apóstolos.

O púlpito, em forma de nave, representa a barca de São Pedro, ornada de bordados ucranianos, uma rede de pesca com peixes de madeira e, nos mastros, as cores da Ucrânia.

O prefeito, Adelmo Klosowski, explicou que  os recursos disponibilizados pela Copel e pela Sanepar serão para as melhorias na estrutura.

Para a segunda etapa, que compreende o restauro do interior, será buscado o apoio de novas empresas.

“Como ela é tombada e o valor do restauro é muito alto, dificilmente a comunidade ucraniana iria levantar este valor. O dinheiro da Copel e da Sanepar, pela Lei Rouanet, vai contribuir com mais da metade da restauração necessária”, disse.

OBRAS — A governadora também autorizou a licitação para a construção de uma via marginal na BR-373, no trecho próximo ao Centro de Eventos. A obra de R$ 2 milhões será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

 

Prudentópolis
33º
Tempo nublado
Ponta Grossa
27º
Tempo nublado
Guarapuava
28º
Tempo nublado
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
34º
Parcialmente nublado
União da Vitória
30º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do senhor Miro Stefanovicz aos 86 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da sra Amelia Horodenski aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Elias Saplak aos 91 anos.
  • Convite para missa de 7° dia de falecimento
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • Com apoio do IDR-Paraná, queijaria de São José dos Pinhais obtém registro federal
  • UTFPR Guarapuava oferece 162 vagas no Vestibular de Inverno
  • Paraná deve produzir 21,12 milhões de toneladas de grãos na safra de verão 2023/2024
  • Novo Posto Avançado do Detran-PR em Pontal do Paraná já está em funcionamento
  • Alunos da rede estadual se engajam no combate à dengue no Paraná
  • Sanepar retira 355 toneladas de lixo das praias e bate recorde de produção de água