Governadora anuncia recursos para o restauro da igreja de São Josafat

1 de julho de 2018 às 21:30

A Copel e a Sanepar vão destinar R$ 1.160,144,00 , por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, para o restauro da Igreja de São Josafat, em Prudentópolis, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti, que visitou a igreja neste domingo (1/7).

Em estilo bizantino, a paróquia ucraniana foi construída na década de 1920 e é uma das atrações do município do Centro-Sul do Paraná. Prudentópolis abriga a maior comunidade ucraniana do Brasil e está no roteiro nacional do turismo religioso e de natureza.

Cida ressaltou a importância do turismo para fortalecer o desenvolvimento regional e destacou a vocação de Prudentópolis para o setor. “É uma cidade que abriga o turismo religioso com suas igrejas de estilo ucraniano e também é um local procurado para o turismo de natureza e de aventura, com o Salto São João e as belas cachoeiras”, afirmou.

A IGREJA – São mais de 200 igrejas latinas e ucranianas na cidade. Na igreja de São Josafat é seguido o rito católico oriental.  De acordo com o site do Departamento do Patrimônio Cultural do Estado, a igreja de São Josafat é a matriz das igrejas ucranianas do Brasil.

Ela possui em seu interior um conjunto de artes sacras, com destaque para o famoso Ikonostas, que é a coleção de ícones de madeira representando a vida de Nossa Senhora e dos apóstolos.

O púlpito, em forma de nave, representa a barca de São Pedro, ornada de bordados ucranianos, uma rede de pesca com peixes de madeira e, nos mastros, as cores da Ucrânia.

O prefeito, Adelmo Klosowski, explicou que  os recursos disponibilizados pela Copel e pela Sanepar serão para as melhorias na estrutura.

Para a segunda etapa, que compreende o restauro do interior, será buscado o apoio de novas empresas.

“Como ela é tombada e o valor do restauro é muito alto, dificilmente a comunidade ucraniana iria levantar este valor. O dinheiro da Copel e da Sanepar, pela Lei Rouanet, vai contribuir com mais da metade da restauração necessária”, disse.

OBRAS — A governadora também autorizou a licitação para a construção de uma via marginal na BR-373, no trecho próximo ao Centro de Eventos. A obra de R$ 2 milhões será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

 

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Parcialmente nublado
Londrina
30º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing