Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Prudentópolis é a quinta cidade do Paraná a ter Condomínio do Idoso

2 de julho de 2018 às 22:33
Prudentópolis é a quinta cidade do Paraná a ser contemplada com o programa Morar Bem Terceira Idade, projeto-piloto lançado pelo atual governo no Paraná, e que será executado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosouski (PSDB) corre contra o tempo para desapropriar área de 12 mil metros quadrados para a construção de um condomínio do idoso, autorizado pela governadora Cida Borghetti (PP), na tarde desse domingo (1). “Prefeito, o senhor tem uma semana para conseguir a área”, desafiou a governadora, atendendo a solicitação do prefeito. “Temos dinheiro para viabilizar a desapropriação”, disse Adelmo.

Prudentópolis é a quinta cidade do Paraná a ser contemplada com o programa Morar Bem Terceira Idade, projeto-piloto lançado pelo atual governo no Paraná, e que será executado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).  Segundo a governadora, o projeto prevê a construção de condomínios exclusivos para idosos, com infraestrutura complementar como espaço de convivência, atenção à saúde, esporte e lazer. Pelo programa, a Cohapar constrói o condomínio e a prefeitura atende os idosos com serviços ambulatoriais, áreas de lazer e ações sociais. Os moradores pagam um aluguel social entre R$ 50 e R$ 150 por mês. Serão 40 unidades.

De acordo com o assistente social e técnico em referência do idoso, Ilísio Bosak, atualmente o município possui o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entidade administrada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS), que trabalha com cerca de 150 idosos.

“São atividades diárias de pintura, artesanato, teatro, atividades físicas, aulas de zumba”. De acordo com Ilísio, também existe o Centro de Repouso Asilo São Vicente de Paulo, administrado pelas religiosas da congregação vicentina, para pessoas abandonadas ou que não possuem família.

Para melhor atender esse público, a ideia do prefeito Adelmo é criar grupos em bairros da cidade. No interior já são três: Bracatinga, Tijuco Preto e Ligação.

Fonte REDE SUL