O Batalhão de Polícia Ambiental, em data de 05 de julho, através de uma equipe do Posto de Polícia Ambiental de Guarapuava, em atendimento a denúncia, na localidade de Campo de Dentro, município de Guarapuava, constatando o que segue:
Danificar floresta secundaria em estágio médio de regeneração do bioma mata atlântica mediante o corte seletivo de 11 (onze) árvores nativas, sendo 03 (três) pessegueiros bravos (prunus sellowii), 04 (quatro) bracatinga (mimosa scabrella), 02 (dois) canela (nectandra lanceolata) e 02 (dois) xaxim (dickisonia sellowiana), vale ressaltar que o xaxim está ameaçado de extinção. No local da infração o morador informou que: “a área objeto da vistoria possui 25 alqueires, os quais foram comprados em sociedade com outras duas pessoas.
Diante do exposto ficou configurado crime ambiental, motivo pelo qual será encaminhado Ofício para a Delegacia de Polícia Civil de Guarapuava, bem como oficio para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Guarapuava, para serem tomadas as medidas penais e administrativas cabíveis ao caso em questão.
No local foram apreendidos 32 (trinta dois) dúzias de palanques de imbuia, bem como 0,524m³ de tábuas de pessegueiro bravo.