Governadora Cida Borghetti veta reajuste salarial de 2,76% a servidores do Paraná

10 de julho de 2018 às 17:32

Foto: RPC/Reprodução

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (Progressistas), vetou nesta terça-feira (10) o reajuste salarial de 2,76% para servidores de cinco órgãos do estado.

O projeto de lei que concedia o aumento a funcionários do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa havia sido aprovado em duas discussões pelos deputados estaduais na segunda-feira (9).

Cida propôs reajuste de 1% a servidores do Executivo, justificando que este é o índice possível indicado por técnicos da Secretaria da Fazenda – o mesmo valor que ela pretende aprovar aos demais órgãos.

Segundo ela, a aprovação do índice de 2,76% poderia ferir um acordo firmado com a União, que estabeleceu limites de gastos para os exercícios de 2018 e 2019. A governadora ressaltou que os outros poderes são autônomos, mas que os recursos saem do caixa do Estado.

“Considerando o cenário econômico e financeiro do Paraná, bem como o acordo firmado entre o Estado e a União, no sentido de que as despesas primárias correntes no exercício de 2018 não podem exceder as despesas executadas, sob pena de devolução do desconto obtido no valor de R$ 1,983 bilhão, solicito que, na concessão do reajuste de seus servidores, seja acompanhado o mesmo índice enviado pelo Poder Executivo”, informou documento encaminhado pela governadora aos gestores dos outros poderes.

Poder Executivo

O reajuste proposto pelo Poder Executivo a seus servidores, de 1%, chegou a ser aprovado em primeira discussão pela Alep, na segunda-feira, mas recebeu emenda para chegar a 2,76% e voltou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Nesta terça-feira, Cida Borghetti retirou o projeto de pauta, impedindo a aprovação em segunda discussão.

Com a retirada e com o recesso dos deputados, o projeto só deve ser novamente colocado em discussão após as eleições de outubro, segundo a governadora.

Atualmente, são 310 mil servidores pertencentes ao Executivo – entre ativos, aposentados e pensionistas. A folha mensal de pagamento é de R$ 1,7 bilhão, segundo o administração estadual.

Fonte: G1PR

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997