Morte de bovino por raiva é confirmada em Prudentópolis, é a segunda morte na região

11 de julho de 2018 às 15:36

Foto: Reprodução Internet/Ilustrativa

Um bovino de uma propriedade do interior de Prudentópolis teve morte confirmada com o diagnóstico de raiva. A informação foi confirmada pela unidade regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O caso soma-se ao ocorrido em Goioxim, que também resultou na morte de um bovino, contaminado pelo mesmo vírus.

De acordo com a médica veterinária responsável pela Agência de Prudentópolis, Márcia Mendes, a morte do animal ocorreu em 20 de junho, com diagnóstico confirmado no dia seguinte. O bovino contaminado integrava o rebanho de uma propriedade na localidade de Terra Cortada, região limítrofe entre os municípios de Prudentópolis, Inácio Martins, Irati e Guarapuava.

“A partir da confirmação do diagnóstico nós iniciamos um serviço de verificação de focos e de controle em um raio de 12 km do local de ocorrência. Por isso, com esse caso, o trabalho da equipe de outras cidades também está sendo importante, já que mobiliza outras áreas”, declarou a médica veterinária.

Assim como em Goioxim, a confirmação do diagnóstico evidencia a existência de foco de morcegos contaminados na região. Segundo Márcia, os morcegos hematófagos, responsáveis pela transmissão do vírus em bovinos e humanos, apesar de conseguirem sobreviver por um tempo maior após a contaminação, também acabam morrendo. A partir da identificação de animal contaminado, Márcia elenca três passos fundamentais para a ação do proprietário.

Primeiramente o produtor deve imediatamente providenciar a vacina do seu rebanho, sendo importante a realização das duas doses vacinais, com o intervalo de 30 dias entre uma e outra. O segundo passo é comunicar a Adapar a partir do momento em que perceber a ocorrência de sintomas suspeitos para nós passarmos no local e realizar a coleta. Só a partir da coleta e da análise em laboratório nós conseguimos confirmar ou não o diagnóstico da raiva. Por fim, o proprietário deve informar os agentes da repartição sobre o possível abrigo desses animais, para verificação e execução de trabalho de controle da Adapar.

Os sintomas mais notórios do vírus em bovinos desencadeia a aparência de baba excessiva, falta de coordenação e paralisia dos membros. Em morcegos contaminados, soma-se ainda sua exposição durante o dia. Em todos os casos, a orientação é evitar qualquer tipo de contato físico com os animais.

A partir da confirmação do caso, a secretaria de saúde de Prudentópolis, assim como em Goioxim, também foi notificada e agora passa a realizar trabalhos de orientação a comunidade. Apesar da doença oferecer risco a humanos, a Agência e a 5ª Regional de Saúde informaram ainda nesta semana que a situação está sob controle.

Fonte: Rede Sul de Notícias

Prudentópolis
25º
Tempo nublado
Ponta Grossa
23º
Tempo nublado
Guarapuava
22º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
27º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Omir Conrado ” Mais conhecido como Mitcho”.
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano
  • Via Araucária realiza obras pontuais no dias 26 e 27 de dezembro
  • Governador do Paraná assina decreto para nomeação de 87 aprovados em concurso da Unicentro
  • Estado homologa resultado e divulga 82 colégios que farão parte do Parceiro da Escola
  • Com foco na competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate