Morte de bovino por raiva é confirmada em Prudentópolis, é a segunda morte na região

11 de julho de 2018 às 15:36

Foto: Reprodução Internet/Ilustrativa

Um bovino de uma propriedade do interior de Prudentópolis teve morte confirmada com o diagnóstico de raiva. A informação foi confirmada pela unidade regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O caso soma-se ao ocorrido em Goioxim, que também resultou na morte de um bovino, contaminado pelo mesmo vírus.

De acordo com a médica veterinária responsável pela Agência de Prudentópolis, Márcia Mendes, a morte do animal ocorreu em 20 de junho, com diagnóstico confirmado no dia seguinte. O bovino contaminado integrava o rebanho de uma propriedade na localidade de Terra Cortada, região limítrofe entre os municípios de Prudentópolis, Inácio Martins, Irati e Guarapuava.

“A partir da confirmação do diagnóstico nós iniciamos um serviço de verificação de focos e de controle em um raio de 12 km do local de ocorrência. Por isso, com esse caso, o trabalho da equipe de outras cidades também está sendo importante, já que mobiliza outras áreas”, declarou a médica veterinária.

Assim como em Goioxim, a confirmação do diagnóstico evidencia a existência de foco de morcegos contaminados na região. Segundo Márcia, os morcegos hematófagos, responsáveis pela transmissão do vírus em bovinos e humanos, apesar de conseguirem sobreviver por um tempo maior após a contaminação, também acabam morrendo. A partir da identificação de animal contaminado, Márcia elenca três passos fundamentais para a ação do proprietário.

Primeiramente o produtor deve imediatamente providenciar a vacina do seu rebanho, sendo importante a realização das duas doses vacinais, com o intervalo de 30 dias entre uma e outra. O segundo passo é comunicar a Adapar a partir do momento em que perceber a ocorrência de sintomas suspeitos para nós passarmos no local e realizar a coleta. Só a partir da coleta e da análise em laboratório nós conseguimos confirmar ou não o diagnóstico da raiva. Por fim, o proprietário deve informar os agentes da repartição sobre o possível abrigo desses animais, para verificação e execução de trabalho de controle da Adapar.

Os sintomas mais notórios do vírus em bovinos desencadeia a aparência de baba excessiva, falta de coordenação e paralisia dos membros. Em morcegos contaminados, soma-se ainda sua exposição durante o dia. Em todos os casos, a orientação é evitar qualquer tipo de contato físico com os animais.

A partir da confirmação do caso, a secretaria de saúde de Prudentópolis, assim como em Goioxim, também foi notificada e agora passa a realizar trabalhos de orientação a comunidade. Apesar da doença oferecer risco a humanos, a Agência e a 5ª Regional de Saúde informaram ainda nesta semana que a situação está sob controle.

Fonte: Rede Sul de Notícias

Prudentópolis
18º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
17º
Parcialmente nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing