Rodeio Crioulo de Irati começa nesta sexta (13)

13 de julho de 2018 às 10:27

Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira, dia 13, o rodeio crioulo de Irati, no Centro de Tradições Willy Laars, em Irati. O evento é o ponto alto da programação de 111 anos de emancipação política do município, e costuma reunir público acima de 80 mil pessoas em seus três dias de duração. Este ano, a grande confraternização tradicionalista vai de 13 a 15 próximos.

Todos os preparativos já foram finalizados e a arena de rodeios está pronta para o início das invernadas campeiras. Também já foram montados os três palcos para as provas artísticas, que estão recebendo agora os equipamentos de som e luzes para atender aos participantes.

Complementam o espaço de quase 140 mil metros quadrados de área do CT, parques, praça de alimentação, quiosques com lojas de roupas e acessórios, lembranças, e barracas de bebidas e doces.

Expectativa é de um rodeio ainda maior este ano

Os CTGs locais e a comissão organizadora do Rodeio de Irati 2018 apostam em um evento ainda maior do que o do ano passado, em público visitante e participantes das invernadas.

A justificativa é balizada pelo crescente pedido de informações, inscrições recebidas ou comentários de grupos que manifestaram o desejo de prestigiar o Rodeio Crioulo. Se depender do tempo, as condições estão mais que propícias, pois não há previsão de chuva e as temperaturas tendem a subir à medida que o domingo se aproxima, com médias máximas de 26ºC.

O coordenador das provas campeiras, Ederson Luiz Campo, o Edinho, está otimista com o cenário que está se formando para este ano. “Acredito que teremos ainda mais participantes das provas na pista, ultrapassando as 204 equipes e os 1289 laçadores de 2017”. O número final, entretanto, só será definido ao final do Rodeio, pois as inscrições acontecem durante a promoção.

Marcelo de Ávila Francos, é o coordenador das invernadas artísticas que, já no ano passado, surpreenderam pelo volume de participantes. “Só entre os grupos de danças, passamos de 21 para 24 este ano. E o público geral terá outro incremento, ficando entre 2.500 e 3.000 pessoas”.

Sexta-feira, dia 13

Às 14h iniciam as provas campeiras, com o Troféu Cidade de Irati em equipe, voltados apenas para os CTGs da cidade. Às 16h começa a competição “Vaca Gorda” de laço em dupla.

Também na sexta (13), acontece o Baile de Patrão, que é também o baile de aniversário do município, às 23h, no Clube Polonês, com Paulinho Mocelin e Grupo Coração de Gaiteiro.

Mesas podem ser adquiridas pelos telefones 9 9143 0981 e 3907 3158. O preço é de R$ 200 a mesa para quatro pessoas, com direito à aquisição de, no máximo, uma banqueta adicional por mesa.

Sábado, dia 14

O Rodeio de Irati prossegue no sábado (14), com as invernadas artísticas e campeiras.

Às 7h tem início o Laço Trio, para somente 50 trios. Às 9h, começa a prova do Laço Oficial

Laço Equipe.

As provas artísticas começam às 8h30. No palco 1, serão apresentadas as categorias Intérprete Solista Vocal Prenda Pré Mirim, Intérprete Solista Vocal Peão Pré Mirim, Intérprete Solista Vocal Prenda Mirim, Intérprete Solista Vocal Peão Mirim, Gaita Piano Mirim, Gaita Botão até 8 baixos Mirim, Gaita Botão mais de 8 baixos Mirim, Violão Mirim,  Gaita de Boca, Gaita Piano (Juvenil, Veterano e Adulto), Gaita de Botão até 8 baixos (Juvenil, Veterano e Adulto), Gaita de Botão mais de 8 baixos (Juvenil, Veterano e Adulto),  Violão (Juvenil, Veterano e Adulto), Intérprete Solista Vocal Prenda  Juvenil, Intérprete Solista Vocal Peão Juvenil, Intérprete Solista Vocal Prenda Veterana, Intérprete Solista Vocal Peão Veterano, Intérprete Solista Vocal Prenda Adulta, Intérprete Solista Vocal  Peão Adulto, Conjunto Vocal e Conjunto Instrumental.

Neste palco, haverá show gratuito com Mano Lima.

No palco 2 da artística, as provas serão Declamação Prenda Pré Mirim, Declamação Peão Pré Mirim, Declamação Prenda Mirim, Declamação Peão Mirim, Declamação Prenda Juvenil, Declamação Peão Juvenil, Declamação Prenda Adulta, Declamação Peão Adulto, Declamação Prenda Veterana, Declamação Peão Veterano, Declamação Prenda Xirú, Declamação Peão Xirú, Causo Gauchesco de Galpão, Trova Mi Maior de Gavetão, Trova de Martelo, e Chula (Pré-Mirim, Mirim, Veterano, Xirú, Juvenil e Adulto).

No palco 3, acontecerá o Concurso da Mais Prendada Prenda do Rodeio.

Para encerrar o sábado (14), no Park Dance tem o Baile de Rodeio, às 23h, com animação do Grupo Marcação. Informações pelo telefone 3132 0201.

Domingo, dia 15

No domingo (15), dentro das invernadas campeiras, às 7h, haverá Reposição de Armadas. Às 8h, acontece a Disputa Laço em Equipe Força A-B-C. Em seguida Laço Piá, Guri e Prenda e Prova de Rédea. Será seguido o regulamento do MTG do Paraná.

Às 9h, reiniciam as invernadas artísticas. No palco 1 acontecerão as Danças Tradicionais Xirú, Danças Tradicionais Veterano, Danças Tradicionais Pré-Mirim, Danças Tradicionais Mirim, Danças Tradicionais Juvenil e Danças Tradicionais Adulto.

Também às 9h, ocorrerá Ato Cívico, com execução do Hino Nacional e Hino de Irati, em comemoração à data de 15 de julho, que marca os 111 anos de Irati.

No palco 2, a prova será Dança de Salão (Adulto, Veterano, Xirú, Mirim e Juvenil).

A domingueira no Park Dance, no dia 15, terá como atração o Grupo Candeeiro, e começa às 19h30. Informações pelo telefone 3132 0201.

A programação completa do aniversário de Irati pode ser consultada no portal do município em http://irati.pr.gov.br/noticiasView/5946_IRATI—111-anos—programacao.html.

Não haverá camping este ano

Atendendo às diversas solicitações dos organizadores das invernadas campeiras, este ano não serão disponibilizados lotes para camping durante o rodeio. A alteração atende também orientação da Polícia Militar, em razão de algumas situações que ocorreram em 2017.

Um dos fatores que influenciou a decisão foi a dificuldade em manter sob controle o som automotivo de alguns acampamentos, o que teria causado incômodo aos narradores e participantes das provas realizadas na pista.

Música “O Dia 15 de Julho” vira tema de aniversário e rodeio

A composição musical “O Dia 15 de Julho”, do iratiense Gilson Rocha, lançada próximo ao aniversário de Irati, no ano passado, ganhou nova roupagem em 2018 e virou temo da data e do rodeio. No estilo tradicionalista gaúcho, a música foi disseminada rapidamente nas redes sociais em 2017 e, além de ganhar a simpatia do público ligado a este movimento cultural e cívico, agradou principalmente aos iratienses, por falar da data máxima do município.

Rocha fez questão de compor uma música com instrumental e letras típicos do estilo nativista, no ritmo gauchesco conhecido como “bugio”. A versão deste ano além de trazer o autor, Gilson Rocha, na voz e violões, e Alexandre Oconoski, o Xandão, no acordeom, foi regravada integralmente com acréscimo de bateria, percussão, vocalização e contrabaixo, pela produtora Promix, do músico iratiense Rogério Menon, dando acabamento profissional à canção.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024