Operação conjunta desmantela quadrilha de estelionatários envolvidos com a comercialização de veículos adulterados no Paraná

19 de julho de 2018 às 16:42

Foto: Policia Civil

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba juntamente com agentes do núcleo de Guarapuava (Centro-Sul paranaense), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizaram na manhã desta quinta-feira (19/07), na cidade de Guarapuava, uma ação conjunta a fim de cumprir 30 mandados judiciais (14 de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra), sendo oito homens e seis mulheres, suspeitos de fazerem parte da organização criminosa de estelionatários que vendiam carros com documentos falsos em diversas regiões do Paraná.

Durante a ação 14 pessoas foram presas em Guarapuava e Curitiba, dois carros apreendidos em Guarapuava, além de celulares e documentos falsos. Ainda em Curitiba, um veículo GM Cruise, também foi apreendido. A operação se estendeu a Maringá, onde há indícios de que o bando também atuava. No mês de junho deste ano a polícia prendeu Rafael Grein, chefe da organização criminosa.

As investigações se iniciaram há seis meses, a partir de um fato ocorrido em Curitiba, quando duas mulheres, sendo que uma delas teria se passado pela proprietária de um veículo Hyundai/HB20, utilizando documentos falsos, conseguiram vender o veículo para uma empresa de automóveis da capital.

“Iniciamos nossas diligências, qualificamos os suspeitos e, com a evolução da investigação, verificamos que se tratava de uma organização criminosa de Guarapuava que venderia veículos adulterados a pessoas de boa fé por todo estado do Paraná”, disse o delegado-operacional da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Victor Bruno da Silva Menezes, responsável pela ação.

Investigações paralelas em Curitiba e Guarapuava também apuraram que os bandidos compravam veículos roubados principalmente em Curitiba e Região Metropolitana e os ocultavam em Guarapuava, adulterando os sinais e obtendo documentos falsos de carros com as mesmas especificações. Em seguida, os veículos eram anunciados em sites de venda na internet.

“Eles atuavam anunciando os veículos em sites de vendas e conversavam com possíveis compradores através de números de celulares e aplicativo de mensagem, cedidos nos anúncios. Em seguida se encontravam com documentos de identidades, de propriedade e transferência dos veículos falsos para efetuar a negociação. Os suspeitos se dirigiam a um cartório e a um despachante da região com a finalidade de efetivar a transferência do veículo. Em muitos casos a transferência ocorria com êxito”, esclarece Menezes.

Além dos golpes aplicados na capital, a quadrilha também agiram em outras localidades do estado como na cidade de Pitanga, onde venderam um Hyundai/Hb20 de cor branca; em Cascavel, onde repassaram um Honda Civic de cor branca; na cidade de Pinhais, onde venderam um veículo Honda Civic de cor branca; na cidade de Cidade Gaúcha, onde foi vendido o veículo Toyota/Corolla de cor prata e outros casos.

“O setor de inteligência da DFRV continuará as investigações com a finalidade de verificar outros crimes cometidos por este grupo, bem como identificar outros integrantes desta organização criminosa” afirmou o delegado.

Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão receptação, adulteração de sinais de veículos, falsificação de documentos e estelionato. Ainda não foram identificados os suspeitos dos roubos dos veículos, provavelmente encomendados pelos receptadores. As investigações seguem a fim de identificar todos os envolvidos na quadrilha.

Participaram da operação cerca de 36 policiais civis e seis agentes do Gaeco. As investigações seguem.

Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
25º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Tempo limpo
Londrina
31º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da sra Amelia Horodenski aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Elias Saplak aos 91 anos.
  • Convite para missa de 7° dia de falecimento
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Bispos do PR visitam Itaipu e ressaltam parcerias sociais da usina com a Cáritas, vinculada à Igreja Católica
  • Paraná foi o terceiro estado mais visitado por turistas internacionais em janeiro
  • Parques do Interior impulsionam crescimento de 64% do turismo nas Unidades de Conservação
  • Unicentro abre inscrições para o Curso Pré-Vestibular de 2024
  • Paraná apresenta novas estruturas de apoio e amplia investimentos para mulheres
  • Ações do Verão Maior Paraná tiveram impacto de R$ 107,6 milhões no PIB do Estado