Operação conjunta desmantela quadrilha de estelionatários envolvidos com a comercialização de veículos adulterados no Paraná

19 de julho de 2018 às 16:42

Foto: Policia Civil

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba juntamente com agentes do núcleo de Guarapuava (Centro-Sul paranaense), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizaram na manhã desta quinta-feira (19/07), na cidade de Guarapuava, uma ação conjunta a fim de cumprir 30 mandados judiciais (14 de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra), sendo oito homens e seis mulheres, suspeitos de fazerem parte da organização criminosa de estelionatários que vendiam carros com documentos falsos em diversas regiões do Paraná.

Durante a ação 14 pessoas foram presas em Guarapuava e Curitiba, dois carros apreendidos em Guarapuava, além de celulares e documentos falsos. Ainda em Curitiba, um veículo GM Cruise, também foi apreendido. A operação se estendeu a Maringá, onde há indícios de que o bando também atuava. No mês de junho deste ano a polícia prendeu Rafael Grein, chefe da organização criminosa.

As investigações se iniciaram há seis meses, a partir de um fato ocorrido em Curitiba, quando duas mulheres, sendo que uma delas teria se passado pela proprietária de um veículo Hyundai/HB20, utilizando documentos falsos, conseguiram vender o veículo para uma empresa de automóveis da capital.

“Iniciamos nossas diligências, qualificamos os suspeitos e, com a evolução da investigação, verificamos que se tratava de uma organização criminosa de Guarapuava que venderia veículos adulterados a pessoas de boa fé por todo estado do Paraná”, disse o delegado-operacional da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Victor Bruno da Silva Menezes, responsável pela ação.

Investigações paralelas em Curitiba e Guarapuava também apuraram que os bandidos compravam veículos roubados principalmente em Curitiba e Região Metropolitana e os ocultavam em Guarapuava, adulterando os sinais e obtendo documentos falsos de carros com as mesmas especificações. Em seguida, os veículos eram anunciados em sites de venda na internet.

“Eles atuavam anunciando os veículos em sites de vendas e conversavam com possíveis compradores através de números de celulares e aplicativo de mensagem, cedidos nos anúncios. Em seguida se encontravam com documentos de identidades, de propriedade e transferência dos veículos falsos para efetuar a negociação. Os suspeitos se dirigiam a um cartório e a um despachante da região com a finalidade de efetivar a transferência do veículo. Em muitos casos a transferência ocorria com êxito”, esclarece Menezes.

Além dos golpes aplicados na capital, a quadrilha também agiram em outras localidades do estado como na cidade de Pitanga, onde venderam um Hyundai/Hb20 de cor branca; em Cascavel, onde repassaram um Honda Civic de cor branca; na cidade de Pinhais, onde venderam um veículo Honda Civic de cor branca; na cidade de Cidade Gaúcha, onde foi vendido o veículo Toyota/Corolla de cor prata e outros casos.

“O setor de inteligência da DFRV continuará as investigações com a finalidade de verificar outros crimes cometidos por este grupo, bem como identificar outros integrantes desta organização criminosa” afirmou o delegado.

Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão receptação, adulteração de sinais de veículos, falsificação de documentos e estelionato. Ainda não foram identificados os suspeitos dos roubos dos veículos, provavelmente encomendados pelos receptadores. As investigações seguem a fim de identificar todos os envolvidos na quadrilha.

Participaram da operação cerca de 36 policiais civis e seis agentes do Gaeco. As investigações seguem.

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados