Traiano comemora sanção de projeto que estimula geração de energia limpa

24 de julho de 2018 às 20:58

O Paraná começa a se integrar, a partir deste mês, aos estados brasileiros que estimulam a produção de energia limpa. Foi sancionado pelo governo do Estado o projeto de lei nº 325/2018 que trata da concessão de incentivos fiscais para incentivar o aproveitamento da energia elétrica produzida por micro e minigeradores movidos por energia solar, eólica e biomassa.

A iniciativa foi comemorada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que tem antiga preocupação com a geração de energia por fontes não poluentes e renováveis.

O projeto que deu origem a lei que estimula os micro e minigeradores foi inspirado em iniciativa de Traiano (PSDB), que apresentou um projeto sobre o tema que foi aprovado pela Assembleia. O projeto foi vetado pelo governo do Estado, mas inspirou projeto em tudo similar, do próprio Executivo, que foi aprovado pela Assembleia e sancionado agora pela governadora Cida Borghetti, que o transformou em lei. Para Traiano, a sanção desse projeto é uma vitória para o Paraná. “Alcançamos o objetivo de colocar o Paraná na vanguarda da produção de energia limpa”, comemora.

A lei vai estimular o uso de energia de elétrica de fontes alternativas, em especial a energia solar, como forma de garantir a sustentabilidade ambiental.

A nova lei estimula a geração de energias alternativas por meio de incentivos fiscais. A lei concede benefícios de ICMS para produtores de geração mini e microgeração distribuída.

Os principais beneficiados serão aqueles que têm uma placa solar instalada em sua residência ou propriedade rural. O imposto, que hoje é cobrado sobre a totalidade da energia gerada, deve ser cobrado apenas sobre o saldo da energia gerada. Quem produz 30 Megawatts e consome 50, por exemplo, vai pagar ICMS somente sobre 20.

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática