Assembleia homenageia deputado Bernardo Carli

1 de agosto de 2018 às 18:09

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), dedicou a sessão de hoje (1), de reabertura dos trabalhos da Casa depois do recesso de julho, para uma homenagear o deputado Bernardo Ribas Carli, morto em acidente de avião no último dia 22, quando se dirigia de Guarapuava para União da Vitória. A família do parlamentar, amigos, funcionários e admiradores do jovem deputado lotaram as galerias e as tribunas de honra.

Emocionado, Traiano, recordou a simpatia do deputado, morto com apenas 32 anos. Falou do sentimento de “vazio e tristeza que todos sentiam”. Destacou o temperamento conciliador, avesso aos conflitos de Bernardo Carli. “Sabia dialogar com todos, sem discriminar partido ou ideologia, sabia ouvir com respeito pensamentos diferentes ou contrários aos seus e não demorou a compreender que evitar conflitos políticos é um caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas.”

Traiano recordou que a pouca idade não impediu que Bernardo Ribas Carli contabilizasse um número importante de realizações que prenunciavam uma brilhante carreira política. “Com perfil conciliador, Bernardo levou Guarapuava a viver um momento histórico. Ele foi o grande articulador da união das forças políticas da cidade, aproximando os grupos que caminhavam em lados opostos”.

Citou a participação decisiva do deputado na construção do Hospital Regional de Guarapuava. “Foi uma de suas principais lutas desde que entrou na política. Promoveu audiências públicas, defendeu a necessidade da obra, provocou inúmeras reuniões com o Governo do Paraná e acompanhou cada passo da construção, acreditando ser a realização de um grande sonho de Guarapuava e região”, disse Traiano.

“Bernardo sempre teve certeza de que conseguiria levar aquela grandiosa obra. Nunca imaginou, porém, que pudesse, por ironia do destino, batizá-la com seu próprio nome. Estamos apresentando hoje um projeto de lei, que tem o aval de todos os deputados, que denomina o Hospital Regional de “Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli”.  É uma forma de prestar nossa homenagem a quem tanto se esforçou para tornar realidade esse hospital que vai atender mais de 500 mil pessoas da região”, destacou Traiano.

O deputado rememorou também a luta de Bernardo Carli para a criação do Curso de Medicina gratuito da Unicentro em Guarapuava. “Foi uma batalha que teve a participação decisiva do Bernardo.Essas e muitas outras obras foram conquistadas com diálogo e humildade”

Fez questão de destacar também o temperamento amistoso e a capacidade de ouvir do deputado. “Mesmo com agenda apertada, não tinha pressa em ouvir quem dele se aproximava, correspondia com um aperto de mão, um abraço ou uma palavra carinhosa. Fazia isso com prazer e gentileza. Era gente boa, um menino do bem”.

Traiano enfatizou que quer guardar de Bernardo Carli uma imagem de alegria. “Mas a imagem que quero guardar na memória é a do Bernardo chegando todo dia na minha sala na presidência com aquele bom-humor de sempre, fazendo alguma brincadeira, se esparramando no sofá para escolher suas balas preferidas no pote que tenho sobre a mesa. Eu acompanhava atento à movimentação dele, como um pai, achando graça no jeito criança do filho já crescido”.

Desejou que a família consiga superar mais essa provação. “Não é fácil aceitarmos a inversão da ordem natural do ciclo da vida. Jamais estaremos prontos para enterrar um filho. Dor terrível, que assombra.  Assim estão os pais Fernando e Ana Rita, o irmão Fernando, o tio Plauto, família que enfrentou muitas provações nos últimos anos, mas que há de conseguir as forças necessárias para a difícil superação desse momento”. Além de Traiano, 14 deputados falaram em homenagem a Bernardo Ribas Carli.

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados