Estacionamento Regulamentado será implantado em Prudentópolis

3 de agosto de 2018 às 13:42

O município de Prudentópolis está prestes a ganhar o Estacionamento Regulamentado, o Estar. O estudo e projeto já foi desenvolvido pela Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná (Amcespar), pelo arquiteto Diorgenes Ditrich, com a colaboração da Prefeitura. A previsão é que o sistema comece a operar no próximo ano.
Serão em torno de dez ruas que receberão o estacionamento rotativo, na área central. O funcionamento será das 9h até às 18h30. Também é necessário que seja feita a municipalização do trânsito em Prudentópolis, o que a Amcespar também está colaborando.
Os estudos começaram há mais de um ano e meio, e foi feito a contagem de tráfego nas ruas, para ver a real necessidade, e foi comprovada a situação. Além do Estar, o município também terá outras mudanças no trânsito, que ainda este ano devem ser implantadas.
O arquiteto Diorgenes Ditrich, também responsável pela implantação do Estar em Irati, diz que a sua experiência colaborou para a elaboração do projeto em Prudentópolis. “Juntamente com o prefeito Adelmo Klosowski, fizemos um estudo de toda a mobilidade urbana, para que houvesse algumas intervenções, até para melhorar a implantação do estar. Para melhorar o desvio do tráfego pesado na área central”, disse.
Para o arquiteto, Prudentópolis necessita desse tipo de estacionamento e de todas as intervenções preparadas. “A Amcespar, através da nossa experiência junto com a equipe técnica de Prudentópolis, sente a necessidade da implantação do sistema binário, da mudança, da intervenção e do E0star. É um conjunto de intervenções que a gente precisou fazer no município devido à demanda”, comenta.
Nesta fase dos estudos estão sendo analisados os pontos corretos para as vagas, para obter o número de vagas disponíveis em cada rua. Além de locais que necessitam de parada rápida. “É um trabalho bem interessante, bem legal, o prefeito está contente, já faz parte do programa de governo dele. É um projeto demorado, acredito que de janeiro a março do ano que vem seja efetivado a parte prática”, enfatiza.
SISTEMA VIÁRIO
O Estar em Prudentópolis faz parte de um conjunto de intervenção de mobilidade urbana no município. Segundo Ditrich essas mudanças são necessárias para que o serviço seja efetivo. Desta forma, serão feitas algumas mudanças no trânsito, para um fluxo melhor de carros na área central, principalmente em horários de pico.
“Todo esse trabalho que a Amcespar está fazendo para que se efetive o Estar é preciso que tenha essa intervenção. E tem que ser feita para o ordenamento do trânsito. O traçado do município favorece isso, porque são ruas mais largas, tem os sistemas paralelo ao plano das vias, e isso facilita o sistema de binário – que é uma rua vindo e a oura indo-. Foi esse estudo que fizemos, para melhorar o fluxo, para tirar um pouco o centro bairro o movimento, e com certeza vai melhorar o fluxo. Para que pudesse futuramente implantar o Estar”, enfatiza o arquiteto.
As mudanças serão nos sentidos das ruas, algumas passaram a ser mão única. Também serão construídas duas rotatórias, uma na entrada da cidade, sentido Irati, e a outra no Centro, próximo à rodoviária. Os semáforos serão sincronizados. Serão criados desvios para o trânsito pesado da área central. Todas as mudanças foram estudadas pela Amcespar, e feitas em projeto já apresentado na Câmara de Vereadores, que votou unanime para a criação.
“Nós da Associação fizemos todo um estudo, e estamos trabalhando paralelamente com a mobilidade urbana. Além do sistema viário, horizontal, vertical, faixa de pedestre, intervenção de semáforos inteligentes. Tudo isso está se concentrando em Prudentópolis, com o trabalho efetivo da Amcespar”, conclui Ditrich.

Fonte: Prefeitura M. de Prudentópolis

Prudentópolis
25º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
27º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • 68% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década
  • Segundo maior produtor nacional, Paraná se destaca pela qualidade do mel
  • IAT promove campanha para arrecadar agasalhos, cobertores e calçados em Guarapuava
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda