Estacionamento Regulamentado será implantado em Prudentópolis

3 de agosto de 2018 às 13:42

O município de Prudentópolis está prestes a ganhar o Estacionamento Regulamentado, o Estar. O estudo e projeto já foi desenvolvido pela Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná (Amcespar), pelo arquiteto Diorgenes Ditrich, com a colaboração da Prefeitura. A previsão é que o sistema comece a operar no próximo ano.
Serão em torno de dez ruas que receberão o estacionamento rotativo, na área central. O funcionamento será das 9h até às 18h30. Também é necessário que seja feita a municipalização do trânsito em Prudentópolis, o que a Amcespar também está colaborando.
Os estudos começaram há mais de um ano e meio, e foi feito a contagem de tráfego nas ruas, para ver a real necessidade, e foi comprovada a situação. Além do Estar, o município também terá outras mudanças no trânsito, que ainda este ano devem ser implantadas.
O arquiteto Diorgenes Ditrich, também responsável pela implantação do Estar em Irati, diz que a sua experiência colaborou para a elaboração do projeto em Prudentópolis. “Juntamente com o prefeito Adelmo Klosowski, fizemos um estudo de toda a mobilidade urbana, para que houvesse algumas intervenções, até para melhorar a implantação do estar. Para melhorar o desvio do tráfego pesado na área central”, disse.
Para o arquiteto, Prudentópolis necessita desse tipo de estacionamento e de todas as intervenções preparadas. “A Amcespar, através da nossa experiência junto com a equipe técnica de Prudentópolis, sente a necessidade da implantação do sistema binário, da mudança, da intervenção e do E0star. É um conjunto de intervenções que a gente precisou fazer no município devido à demanda”, comenta.
Nesta fase dos estudos estão sendo analisados os pontos corretos para as vagas, para obter o número de vagas disponíveis em cada rua. Além de locais que necessitam de parada rápida. “É um trabalho bem interessante, bem legal, o prefeito está contente, já faz parte do programa de governo dele. É um projeto demorado, acredito que de janeiro a março do ano que vem seja efetivado a parte prática”, enfatiza.
SISTEMA VIÁRIO
O Estar em Prudentópolis faz parte de um conjunto de intervenção de mobilidade urbana no município. Segundo Ditrich essas mudanças são necessárias para que o serviço seja efetivo. Desta forma, serão feitas algumas mudanças no trânsito, para um fluxo melhor de carros na área central, principalmente em horários de pico.
“Todo esse trabalho que a Amcespar está fazendo para que se efetive o Estar é preciso que tenha essa intervenção. E tem que ser feita para o ordenamento do trânsito. O traçado do município favorece isso, porque são ruas mais largas, tem os sistemas paralelo ao plano das vias, e isso facilita o sistema de binário – que é uma rua vindo e a oura indo-. Foi esse estudo que fizemos, para melhorar o fluxo, para tirar um pouco o centro bairro o movimento, e com certeza vai melhorar o fluxo. Para que pudesse futuramente implantar o Estar”, enfatiza o arquiteto.
As mudanças serão nos sentidos das ruas, algumas passaram a ser mão única. Também serão construídas duas rotatórias, uma na entrada da cidade, sentido Irati, e a outra no Centro, próximo à rodoviária. Os semáforos serão sincronizados. Serão criados desvios para o trânsito pesado da área central. Todas as mudanças foram estudadas pela Amcespar, e feitas em projeto já apresentado na Câmara de Vereadores, que votou unanime para a criação.
“Nós da Associação fizemos todo um estudo, e estamos trabalhando paralelamente com a mobilidade urbana. Além do sistema viário, horizontal, vertical, faixa de pedestre, intervenção de semáforos inteligentes. Tudo isso está se concentrando em Prudentópolis, com o trabalho efetivo da Amcespar”, conclui Ditrich.

Fonte: Prefeitura M. de Prudentópolis

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural