PREFEITO EMITE NOTA OFICIAL SOBRE O MOVIMENTO DA APP EM PRUDENTÓPOLIS

3 de agosto de 2018 às 18:53

No documento intitulado CARTA AOS PAIS E À COMUNIDADE PRUDENTOPOLITANA, a APP diz que está lançando mão do último recurso, que é a greve, e apresenta 3 (três) pontos que justificariam tal decisão radical que, sem dúvida, se ir adiante, prejudicará em muito a comunidade escolar de Prudentópolis.

O PRIMEIRO PONTO diz respeito ao piso salarial nacional, cabendo-me informar que em Prudentópolis TODOS OS PROFESSORES RECEBEM O PISO SALARIAL NACIONAL, estando todos os servidores públicos com os salários rigorosamente em dia. Não faz sentido reivindicar o que já se têm. Alegam que não tiveram a reposição salarial, mas não contam que o Município enviou Projeto de Lei para reajuste anual dentro do que era possível pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e que a APP interviu junto à Câmara Municipal pressionando os Vereadores que acabaram rejeitando o projeto. Legalmente, uma vez rejeitado um projeto de lei, a mesma matéria não pode ser analisada novamente no mesmo ano e, com isso, a APP, tentando exigir o que era ilegal, conseguiu impedir a reposição salarial de todos os servidores públicos do Município.

No SEGUNDO PONTO, a APP reclama de progressões que ainda não teriam sido atendidas pelo Município, porém, não contam que foi levantada uma dúvida sobre a legalidade de alguns certificados e que os processos foram temporariamente suspensos até a decisão sobre a dúvida que pairava, sendo que em reunião com a APP, no último dia 1º , na Câmara Municipal, foi reiterada a informação da razão do acontecido, garantindo-se a todos os interessados que aqueles que estivessem com a documentação correta, teriam as progressões deferidas, com efeitos retroativos à data do requerimento. Ou seja, não haveria prejuízo a nenhum professor. Isto está registrado em ata redigida pela própria APP e assinada pelos presentes. E o decreto 443/2018, publicado nesta data, no Órgão Oficial Eletrônico do Município, atende o pleito.

NO TERCEIRO PONTO, alegam a necessidade do Plano de Carreira para as servidoras públicas das escolas. Cabe-me informar que todos os servidores públicos do Município já contam com Plano de Carreira, inclusive os que trabalham em escolas. O que a APP promete, por exemplo, às servidoras públicas, auxiliares de serviços gerais, lotadas na Secretaria de Educação, é um plano diferente dos demais servidores públicos, aprovados e contratados pelo mesmo concurso, é ilegal e impossível de acontecer, e a APP sabe disso.

Para se criar um Plano de Carreira diferenciado, haveria a necessidade de uma lei para criar este cargo novo, e de novo concurso público para o preenchimento das vagas, pois é ilegal a elevação dos que estão em outro cargo para o novo cargo, sem aprovação em concurso. E é isso que a APP promete, mesmo sabendo que é impossível e completamente ilegal, como já orientou o próprio Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Por fim, afirmo a todos os professores e servidores públicos municipais de Prudentópolis que nenhum direito está sendo desrespeitado, e que esta Administração está adotando as medidas judiciais cabíveis para evitar prejuízo à comunidade escolar local, buscando a declaração da ilegalidade da greve, pois é inconcebível a deflagração da mesma, que revela extraordinária falta de espírito cívico e amor ao bom nome desta terra, especialmente na semana de comemoração do 112o aniversário de emancipação política do Município.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática