Mais de 50 mil pessoas passaram pela Festa do Feijão Preto, em Prudentópolis

13 de agosto de 2018 às 13:57

Mais de 50 mil pessoas passaram nos últimos três dias pela Festa Nacional do Feijão Preto (Fenatep), em Prudentópolis. Tradicional na região, a festa comemora, em 2018, os 112 anos do município, o maior produtor nacional de feijão. A governadora Cida Borghetti participou do evento no domingo (12).
“A produção de feijão preto aqui em Prudentópolis abastece a região, o Paraná e o Brasil. Uma grande oportunidade para mostrar a riqueza da cidade e fomentar a economia local”, disse a governadora.
Na festa foi servida a maior feijoada no mundo, preparada com meia tonelada de feijão e 700 quilos dos demais ingredientes, em uma panela de 12 toneladas.
“Uma festa que nasceu para homenagear o nosso pequeno produtor rural, que faz de Prudentópolis o maior produtor de feijão preto do Brasil. Há nove anos criamos esta festa e todo ano é este sucesso”, afirmou o prefeito de Prudentópolis Adelmo Luiz Klosowski.
POTENCIAL – Com cerca de 8 mil pequenos produtores rurais, a agropecuária responde por aproximadamente 40% da receita econômica da cidade, com produtos que vão além do feijão e incluem leite, erva-mate e mel, entre outros.
Cida destacou que a festa é uma iniciativa importante porque valoriza os agricultores e a produção paranaense, chamando a atenção para a região, o que ajuda a fortalecer o turismo.
Com forte presença da cultura ucraniana, Prudentópolis é conhecida como a terra das cachoeiras gigantes. “Trata-se de uma cidade histórica, com costumes, religiosidade, além das belezas naturais. Prudentópolis abriga mais de 100 cachoeiras e desenvolve o turismo ecológico aliado a práticas esportivas”, destacou a governadora.
Um dos destaques é o Monumento Natural Salto São João, um dos principais destinos do turismo de aventura do Paraná pela beleza e pela facilidade de acesso.
A área do monumento é uma Unidade de Conservação gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e no ano passado passou por melhorias. Foram construídos dois mirantes, estacionamento, centro de visitantes, casa da guarda e alojamento para pesquisadores.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis