Seca do rio Negro revela fóssil de animal pré-histórico em Três Barras/SC

23 de agosto de 2018 às 11:10

Foto: Marlon Erhardt

A seca do rio Negro, em Três Barras, revelou uma imagem impressionante. Fotografado pelo internauta Marlon Erhardt, os fósseis de um mesossauro reforçam a presença de vida por estas paragens há milhares de anos. As fotos foram feitas nos fundos do Clube do Bolinha.

Os mesossauros, explica o biólogo e paleontólogo do Cenpáleo, de Mafra, Everton Wilner, viveram há cerca de 280 milhões de anos atrás, bem antes de os dinossauros passarem por aqui há 65 milhões de anos. “Pra se ter uma ideia, o Brasil com a América do Sul ainda estavam unidos à África quando esses animais habitavam por aqui. Por isso hoje, milhares de anos depois de as placas tectônicas se desprenderem, é possível encontrar esses fósseis aqui e lá na África”, explica.

Os mesossauros eram uma espécie de lagartos aquáticos que possuem nomes científicos variados de acordo com a espécie a que pertencem:  Mesosaurus tenuidens, Mesosaurus brasiliensis e  Brazilosaurus sanpauloensis. Para o professor, os fósseis encontrados em Três Barras devem pertencer a uma dessas espécies, “mas para se ter certeza de qual apenas avaliando de perto.”

Wilner conta que os mesossauros são bem conhecidos pela paleontologia nas rochas que pertencem à Formação Irati e que na região se concentram em Três Barras e São Mateus do Sul. Essas rochas são extraídas pela Petrobrás para queimar e extrair o óleo pesado de xisto.

O professor lembra que é comum encontrar esses fósseis na região, tanto que há várias amostras no Cenpáleo, que estuda esse tipo de material. Ele acrescenta que o fóssil é mais comum em leitos de rios porque os rios são os escavadores naturais do nosso relevo. “Quando a água abaixa, os fósseis aparecem”, argumenta.

Fonte: Portal JMais

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados