Pinheiro de pedra, uma das lendas de Prudentópolis

28 de agosto de 2018 às 16:37

Fotos: Dionisio Hul e Oksana Jadvizak.

Em uma comunidade do interior de Prudentópolis residia uma família, onde a mãe e o filho eram cristãos praticantes e o pai ria das suas orações. Eles não ligavam para o que o pai pensava e faziam o que achavam certo. No dia 25 de março, anunciação de Nossa Senhora, e um dos dias santos mais importantes do ano, enquanto eles foram para a igreja, este senhor foi para o sítio derrubar um pinheiro para aproveitar o tempo bom. O dia passou, à tarde ele retornou para a casa onde sua esposa e seu filho esperavam com o jantar. Para evitar discussão sua esposa não falou nada. E o pai orgulhoso disse ao filho: – “Amanhã vamos levantar bem cedo, porque eu já fretei o caminhão para ir buscar as toras do pinheiro que derrubei, e vocês aproveitam para carregar os galhos para servir de lenha para o fogão”. E assim aconteceu. Chegaram ao local, antes das 8 horas da manhã. O pai começou a dar golpes de machado nos galhos do pinheiro e nada de cortar, o machado pulava para cima. As pessoas que vieram para carregar as toras no caminhão se negavam a acreditar no viam. As toras e os galhos haviam sido transformados em pedra e até hoje se encontram pedaços destruídos em vários acervos particulares. Este trecho foi retirado do livro “Lendas e Contos Populares do Paraná.”

E a prefeitura de Prudentópolis nos últimos preparativos da I CAMINHADA INTERNACIONAL DA NATUREZA, Circuito Ponte Nova, com o lendário Pinheiro de Pedra, resolveu deixar a lenda mais aparente, como o pinheiro estava em sua maior parte enterrado,  o mesmo foi limpo e a terra em sua volta retirada, para que o mesmo possa ser visto de uma forma satisfatória durante a caminhada. As imagens impressionam, mas a formação não passa de um fenômeno natural um pouco comum, existem diversas árvores no mundo que sofreram a mesma petrificação.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024